VESTIBULAR, ENEM, PARFOR E SELEÇÃO PÚBLICA PARA PÓS-GRADUAÇÃO Objetivo: auxiliar as coordenações de polos de apoio presencial no entendimento dos processos seletivos públicos de ingresso nos cursos ofertados no sistema UAB da UFSM. 1. Como ingressar em um curso de graduação da UAB/UFSM? O processo seletivo público para os cursos de graduação é realizado por Edital Público (demanda social e Parfor). As informações sobre cursos de graduação ofertados pela UAB/UFSM e os polos onde são ofertados podem ser acessadas em Cursos da UAB/UFSM (figura 01) e no site da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves)
Figura 01 – Cursos de Graduação do SistemaUAB/UFSM Material Complementar: EDITAL VESTIBULAR EAD/UAB/UFSM 2012 2. Como ingressar em cursos de pós-graduação da UAB/UFSM? O processo seletivo para os cursos de pós-graduação é realizado por Edital Público. As informações sobre os cursos ofertados e polos podem ser acessadas no link dos Cursos da UAB/UFSM (figura 02) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) Figura 02 – Cursos de Pós-graduação do Sistema UAB/UFSM Material complementar 3. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. Ressalta-se que, o vestibular EAD/UAB/UFSM ainda não contempla o aproveitamento da nota do Enem para a classificação final dos candidatos inscritos nos processos seletivos aos cursos de graduação a distância. Entretanto, os participantes do Enem podem pleitear as vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Este sistema é informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e, através dele, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Material complementar 4. PARFOR: Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica O PARFOR PRESENCIAL é um programa nacional implantado pela CAPES em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, juntamente com as Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo principal do programa é garantir que os professores, em exercício na rede pública de educação básica, obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício. Os tipos de cursos oferecidos são:
Em 2010, o curso de Licenciatura em História da UFSM, modalidade presencial, ofertou uma turma especial 1ª Licenciatura, dentro do programa Parfor da Plataforma Freire. Veja o passo a passo como usar a Plataforma Freire. As informações detalhadas sobre o PARFOR na UFSM podem ser obtidas no site da PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (figura 03). Figura 03 – PARFOR na UFSM |