A música Asa branca, composta por Luiz Gonzaga e Humberto teixeira não nos remete apenas a uma análise de variação linguística, nos remete, principalmente, a uma análise contextual do que é presenciar a vida no sertão. A canção mostra o desencanto do homem nordestino durante a seca; trata do tema da seca no nordeste e a saída do morador para outro local, deixando a terra e a mulher amada para buscar a subsistência, prometendo voltar quando o verde da vegetação retornar após as chuvas.
Agora, analisaremos algumas passagens da música e traremos ela à discussão de contexto.
Canção Asa branca
Quando oiei (olhei) a terra ardendo!
Qual (igual) ,333333,,3fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação (maltratação)?
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação (maltratação)?
Que braseiro, que fornaia (fornalha)
Nem um pé de prantação (plantação)
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté (até) mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Entonce (então) eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortá pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortá pro meu sertão
Quando o verde dos teus zóio
Se espaiá na prantação
Eu te asseguro, não chore não, viu
Que eu vortarei, viu, meu coração
Eu te asseguro, não chore não, viu
Que eu vortarei, viu, meu coração.
Pensando nisso, responda às questões de caráter analítico deste questionário.
1- Qual é o tema dessa música? Identifique as passagens onde isso fica claro.
2- Apesar da relação de tristeza do homem nordestino ao presenciar a seca, você acredita que seja “ele” o principal responsável por este contexto?
3- O processo da seca obriga os nativos dessa região a tomarem certas atitudes. Quais? Você consegue identificar isso na música?
4- Apesar da canção ter sido escrita há um bom tempo, isso se faz presente até os dias atuais, explicando assim, a longevidade desta obra. Porque, na sua opinião, isso ainda é tão corriqueiro?
- Professor: ANDRÉA AD REGINATTO
- Professor: JOAO PEDRO DA LUZ LEAL
- Professor: Emili Fernandes
- Professor: VANESSA RIBAS FIALHO
- Professor: Gabriel S. Camillo
- Professor: ANDRÉA AD REGINATTO
- Professor: BRENDA DUARTE DORNELES
- Professor: VANESSA RIBAS FIALHO
- Professor: GIOVANI STEFANELLO
- Professor: ANDRÉA AD REGINATTO
- Professor: JOAO PEDRO DA LUZ LEAL
- Professor: EMANUELLE DE CARVALHO WAGNER
- Professor: VANESSA RIBAS FIALHO
- Professor: RAFAELA SOUZA DO COUTO
O curso Esquenta ENEM: os temas mais cobrados do Português, tem por objetivo auxiliar os estudos na área das linguagens dos indivíduos que irão realizar a prova do ENEM e é aberto para toda a comunidade.
- Professor: ANDRÉA AD REGINATTO
- Professor: PAULA LUZA
- Professor: ANA PAULA REGNER
- Professor: FRANCISCA RAFAELA BERNARDY
- Professor: VANESSA RIBAS FIALHO
- Professor: ANDRÉA AD REGINATTO
- Professor: GUILHERME AFONSO DA SILVA CHAVES
- Professor: VANESSA RIBAS FIALHO
- Professor: BIBIANA SOUZA REIS
- Professor: ANDRÉA AD REGINATTO
- Professor: DANIELE FIALHO PELIZZARO
- Professor: JAÍNE DE FÁTIMA MACHADO DA SILVA
- Professor: VANESSA RIBAS FIALHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS ORGANIZADO POR: LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS CURSO LIVRE - TEMÁTICA: LETRAS COLONIAIS, APROFUNDANDO-SE NAS OBRAS DO PERÍODO |
Professores: Bruno Luiz Signori e Eduarda Figueiredo |
Público Alvo: O presente curso destina-se prioritariamente a alunos do Ensino Médio. Contudo, pode ser de interesse da comunidade acadêmica como um todo. |
Sobre o Curso: O objetivo do curso “Letras coloniais, aprofundando-se nas obras do período” visa, como o próprio nome sugere, trata-se de uma análise mais direcionada e detalhada para algumas das obras do período histórico basilar para a literatura brasileira. |
Carga Horária: 60 horas totais. |
Sobre as Obras: Dentre as diversas obras possíveis, serão contempladas: A Carta de Pero Vaz de Caminha, O Auto de São Lourenço de José de Anchieta e os sermões do Pe. Antônio Vieira. |
Sobre a Organização: De forma a tornar o curso o mais compreensível e didático possível, dividiu-se o curso em quatro (04) principais módulos, são eles:
Cada um dos módulos acima tem duração de quatro (04) semanas, e é subdividido em seis (06) etapas:
Observação: No início de um novo módulo, todas as etapas ficarão disponíveis para uso e consulta do discente, a exceção da etapa seis (Questionário). |
Avaliação: Serão consideradas, para avaliar a participação do aluno e conceder o certificado:
|
Certificado: Após o participante do curso ter contemplado toda a carga horária exigida e aos itens na seção intitulada avaliação do presente documentos, automaticamente o aluno que realizou o curso terá seu certificado disponível para download através do link que será encaminhado por email. |
- Professor: ANDRÉA AD REGINATTO
- Professor: EDUARDA FIGUEIREDO RODRIGUES
- Professor: BRUNO LUIZ SIGNORI
- Professor: VANESSA RIBAS FIALHO