Recursos Educacionais no Moodle
UNIDADE 2 - Recursos 2.2 Recursos Educacionais no Moodle
Recursos são os materiais (textos, imagens, links, apresentações, hipertextos., entre outros) relacionados a criação de conteúdo dentro do próprio ambiente. Podem ser documentos arquivados no servidor, páginas criadas com o uso do editor de textos ou arquivos de sites. A maneira como esses recursos serão utilizados para a mediação entre professores, estudantes e a informação é que determina o ensino de qualidade. Professores e estudantes, ao utilizar esses recursos em conjunto, realizam buscas e troca de informações, criando um espaço colaborativo de ensino-aprendizagem em que ambos aprendem. Para aprender, interagir com as informações e com os colegas é fundamental. As trocas de informações entre estudantes, debates, discussões diante das informações disponibilizadas pelos recursos, auxiliam a compreensão e a elaboração cognitiva do indivíduo e do grupo. Essas interações e compartilhamento de opiniões possibilitam que esses conhecimentos sejam permanentemente reconstruídos e reelaborados. Alguns recursos são discutidos a seguir. Página O recurso Página possibilita incluir links para qualquer página web, além dos recursos de formatação de texto como formatação de fonte e de parágrafo, uso de imagens, tabelas, etc. Recomendável para textos mais longos, mais elaborados e dinâmicos. Arquivo Os arquivos podem ser: vídeo, música, textos, imagens. Estas produções podem ser próprias ou de domínio público. Essa indicação deve perpassar pela constante verificação da acessibilidade e credibilidade dos sites. Da mesma os arquivos devem apresentar disponibilidade e seu tema ser pertinente. Atentando para esses detalhes evita-se que o estudante se frustre com relação as expectativas e a credibilidade e qualidade do curso. URL Assim como ocorre quando vinculamos arquivos armazenados em outro servidor, é necessário a constante verificação da acessibilidade e credibilidade dos sites. Rótulo Os rótulos, são textos, imagens e animações incluídas na interface da página principal do curso ou situados em cada tópico com a função de descrever, organizar, permitir uma estrutura lógica, para a apresentação dos demais recursos e atividades. Todos esses recursos se constituem potencialidades informativas e devem ser organizados de forma que auxiliem efetivamente o diálogo problematizador. As possibilidades de disposição de imagens, links, animações no decorrer dos recursos são diversas, no entanto, devem ser complementares dando um significado a mais e não se constituírem num limite. É preciso atentar para excessos ou discrepâncias de cor, tamanho e resolução pois podem interferir no objetivo de determinado recurso e, consequentemente, na aprendizagem. Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: Acesse as orientações e produza na Atividade 2 da Unidade 2. |