Plano de Ensino
PLANO DE ENSINO
1. CURSO: Capacitação de Professores-Pesquisadores 2013
2. CARGA HORÁRIA: 60h (56h a distância + 4h presenciais)
3. OBJETIVOS:
- Conhecer os principais aspectos quanto à organização didático-pedagógica dos recursos e atividades no AVEA Moodle;
- Analisar as potencialidades das ferramentas de recursos e atividades disponíveis no ambiente e sua utilização na elaboração e implementação dos materiais didáticos.
- Aumentar a fluência tecnológica no Moodle
4. PROGRAMA/UNIDADES
UNIDADE 1 - PROGRAMAÇÃO OU PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA NO MOODLE
1.1 Padronização na apresentação da disciplina
1.2 Apresentação inicial da disciplina
1.3 Planejamento semestral da disciplina
UNIDADE 2 - RECURSOS
2.1 Recursos Educacionais no Moodle
2.2 Implementação dos Recursos Educacionais no Moodle
2.3 Recursos Educacionais Hipermidiáticos
UNIDADE 3 - ATIVIDADES
3.1 Atividade de Estudo no Moodle
3.2 Implementação de Atividades de Estudo no Moodle
3.3 Associação do recurso com a atividade
UNIDADE 4 - DIREITOS AUTORAIS
4.1 Uso de imagens e textos no material didático
5. METODOLOGIA E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
As situações de ensino e aprendizagem contemplam atividades de leitura e interpretações do material didático (RECURSOS) e produção individual ou colaborativa (ATIVIDADES) no AVEA. As orientações e roteiros de cada atividade estarão disponíveis no AVEA.
Procedimentos:
a. Interação para realização das atividades;
b. Acesso contínuo ao AVEA;
c. Leituras dos materiais e desenvolvimento das atividades programadas com prazo
específico em cada unidade. Consulte o cronograma de atividades para organizar os prazos;
d. Leituras, perguntas, problematizações, respostas, proposições, produção colaborativa nos fóruns e wiki;
e. Utilização das ferramentas do próprio AVEA para dúvidas, notícias e encaminhamentos do curso (Mensagens e Mural);
f. Questionários Pesquisa de Avaliação;
g. Discussão Contínua para interação dos cursistas sobre a realização das atividades da disciplina;
h. Frequência obrigatória no encontro presencial.
6. AVALIAÇÃO
Está de acordo com a regulamentação da UFSM conforme legislação específica para a modalidade a distância.
Além da prova presencial obrigatória, a avaliação da aprendizagem prevista levará em consideração as atividades síncronas e assíncronas no AVEA e a produção colaborativa registrada pelo histórico de acessos e edição no AVEA.
Critérios:
a. Produção individual e colaborativa no AVEA: soma das notas de todas as atividades dividida pelo número total de atividades. Peso 40%
b. Avaliação presencial: nota da prova presencial. Peso 60%
– N1 = ( n1+n2+...+n10)/10
– N2 = Avaliação Presencial
N1x 0.4 = NP1
N2 x 0.6 =NP2
NP1+NP2= Nota Final (NF)