MÓDULO 1
Atribibuições dos coordenadores de curso e de tutoria


1. Introdução


A modalidade da Educação a Distância (EAD), no âmbito da UAB/UFSM, é uma das principais políticas de expansão e interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade. Atualmente as ações têm sido ampliadas para várias cidades polo no Estado do Rio Grande do Sul, bem como para outros estados, com cursos tanto de graduação quanto de pós-graduação. Essa política responde não somente ao fomento do Ministério da Educação, mas à demanda da sociedade brasileira.

As experiências em EAD vêm se consolidando num contexto de educação superior , no qual cursos a distância constituem situações inovadoras não somente para a gestão nas instituições mas também aos professores universitários que iniciam seus trabalhos na especificidade da produção de material didático e docência em EAD.

Partimos do pressuposto de que os recursos educacionais são elementos-chave no processo ensino-aprendizagem. A oferta de cursos em diversas áreas, sistemas de financiamento e integração das tecnologias educacionais está relacionada à produção de recursos pedagógicos específicos de acordo com a interação e a interatividade requeridas na modalidade a distância. Desse modo, o trabalho em equipes multidisciplinares de produção desses recursos deve gerar colaboração, pesquisa e desenvolvimento específicos em torno dos conhecimentos educacionais.

A recente Resolução nº 8, de 30 de abril de 2010, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), restabelece as orientações e diretrizes para atividades de estudo e pesquisa realizadas pelos participantes na preparação e execução de cursos no sistema UAB.

Das atribuições gerais:

COORDENADOR DE CURSO

  • coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso;
  • participar das atividades de capacitação e de atualização desenvolvidas na Instituição de Ensino;
  • realizar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de alunos, em conjunto com o coordenador UA;
  • acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;
  • verificar “in loco” o bom andamento dos cursos;
  • participar dos grupos de trabalho para o desenvolvimento de metodologia, elaboração de materiais didáticos para a modalidade a distância e sistema de avaliação do aluno;
  • realizar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no curso;
  • elaborar, em conjunto com o corpo docente do curso, o sistema de avaliação do aluno;

COORDENADOR DE TUTORIA

  • participar das atividades de capacitação e atualização;
  • acompanhar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de tutores, em conjunto com o coordenador de curso;
  • acompanhar as atividades acadêmicas do curso;
  • verificar “in loco” o bom andamento dos cursos;
  • informar para o coordenador do curso qual a relação mensal de tutores aptos e inaptos para recebimento de bolsas;
  • encaminhar à coordenação do curso relatório semestral de desempenho da tutoria.

Confira aqui a íntegra das resoluções do FNDE referentes à concessão de bolsas:

RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 26, DE 05 DE JUNHO DE 2009.
MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS BOLSISTAS – Anexo I da Res FNDE 26/2009
RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 08, DE 30 DE ABRIL DE 2010. (Atualiza a Res FNDE26/2009)




Última atualização: quarta, 15 mai 2013, 15:05