|
MÓDULO 1 1. Introdução A modalidade da Educação a Distância (EAD), no âmbito da UAB/UFSM, é uma das principais políticas de expansão e interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade. Atualmente as ações têm sido ampliadas para várias cidades polo no Estado do Rio Grande do Sul, bem como para outros estados, com cursos tanto de graduação quanto de pós-graduação. Essa política responde não somente ao fomento do Ministério da Educação, mas à demanda da sociedade brasileira. As experiências em EAD vêm se consolidando num contexto de educação superior , no qual cursos a distância constituem situações inovadoras não somente para a gestão nas instituições mas também aos professores universitários que iniciam seus trabalhos na especificidade da produção de material didático e docência em EAD. Partimos do pressuposto de que os recursos educacionais são elementos-chave no processo ensino-aprendizagem. A oferta de cursos em diversas áreas, sistemas de financiamento e integração das tecnologias educacionais está relacionada à produção de recursos pedagógicos específicos de acordo com a interação e a interatividade requeridas na modalidade a distância. Desse modo, o trabalho em equipes multidisciplinares de produção desses recursos deve gerar colaboração, pesquisa e desenvolvimento específicos em torno dos conhecimentos educacionais. A recente Resolução nº 8, de 30 de abril de 2010, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), restabelece as orientações e diretrizes para atividades de estudo e pesquisa realizadas pelos participantes na preparação e execução de cursos no sistema UAB. Das atribuições gerais: COORDENADOR DE CURSO
COORDENADOR DE TUTORIA
Confira aqui a íntegra das resoluções do FNDE referentes à concessão de bolsas: |