MÓDULO 1 Objetivo Compreender a constituição e proposta do Núcleo de Tecnologia Educacional como sítio do sistema da Universidade Aberta do Brasil, Educação a Distância, na UFSM. Universidade Federal de Santa Maria/ A Universidade Federal de Santa Maria, como instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, tem como objetivos, buscar a educação em sua plenitude, desenvolvendo a criatividade e o espírito crítico, propiciando os conhecimentos necessários à transformação social. Formar seres humanos cultural, social e tecnicamente capazes, promovendo a integração harmônica entre o ser humano e o meio ambiente, tem sido suas propostas atuais. Para tal, entre outros, são objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), explicitar a identidade institucional por meio de ações político-educacionais que propiciem a convergência das propostas desencadeadas por todos os envolvidos no processo, contemplando-se a formação nos diferentes níveis de ensino, ou seja, ensino médio e profissionalizante, graduação e pós-graduação; instalar um processo contínuo de reflexão sobre o espaço universitário e a diversidade de ações desenvolvidas por todos aqueles comprometidos com a formação de profissionais capazes de posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva, nas diferentes situações sociais; analisar os processos de ensinar, aprender pesquisar e avaliar, a fim de compreender, de forma ampla e consistente, o fenômeno educativo e a sua prática. Diante desses desafios, pode-se perceber que o desenvolvimento pessoal e profissional é uma questão central da contemporaneidade, que emerge do contexto da sociedade do conhecimento e que, portanto, necessita ser enfocada. Sociedade do conhecimento pode ser entendida como a era em que o ser humano está em constantes aprendizagens, pois o conhecimento abrangente, aberto, dinâmico, flexível, passou a ser o principal capital de seu trabalho, qualificando-o de forma polivalente para que possa atuar em diferentes contextos. Espaços que, de uma maneira ou de outra, são constituídos por redes associativas, que convergem para a inovação e democratização da educação, norte deste curso e metas da UFSM/NTE para o século XXI. Núcleo de Tecnologia Educacional: Finalidades, Resolução e Regimento, Áreas de Atuação e Organograma O Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, subordinado ao Gabinete do Reitor, tem por finalidade executar as políticas definidas pelas instâncias competentes da UFSM, conforme estatuto e/ou regimento, nas modalidades educacionais, mediadas por tecnologias em cursos de graduação, programas de pós-graduação e extensão. Atuando como agente de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, bem como no fomento à incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação aos projetos pedagógicos da instituição, tem como finalidades:
Portanto, o NTE, com Resolução e Regimento próprios, atua nas áreas de Pós-Graduação e Pesquisa, Graduação e Extensão, sendo constituído por uma direção, pelas coordenações e por uma equipe multidisciplinar de pesquisa, desenvolvimento e capacitação, conforme a Figura 01.
Como pode-se observar na Figura 01, o NTE possui, também, uma Secretaria Acadêmica, em articulação com o DERCA, que controla e organiza alguns aspectos da vida acadêmica dos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Aberta do Brasil, da UFSM, tais como: supervisão dos registros acadêmicos, supervisão do lançamento de notas, reajuste de matrículas, relatórios, entre outros. A Secretaria Acadêmica tem por finalidade manter interação constante com estudantes, Coordenações dos Cursos e também com as Coordenações dos Polos. Sistema Universidade Aberta do Brasil/ Educação a Distância O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Gerenciada pela Capes, a UAB se constitui numa parceria entre consórcios públicos nos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), em especial entre as universidades públicas e demais organizações comunitárias interessadas em ofertar cursos. Nos municípios que desejam participar desse sistema, são organizados Polos de Apoio Presencial (Pap) que possuem salas para atividades presenciais, laboratórios multiuso de informática, biblioteca. É nesse espaço em que atuam os tutores presenciais e os coordenadores de polos. Devido às exigências da legislação brasileira do ensino superior, a UAB ainda não é rigorosamente uma universidade aberta, pois existem requisitos e exames de ingresso obrigatórios (vestibular) para os seus cursos. A UAB tem como meta principal a formação de professores por meio da modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, com destaque para a mediação inovadora das tecnologias de informação e comunicação para Internet. Na prática, isso é concretizado por meio da tecnologia educacional livre – Moodle (ambiente virtual de ensino-aprendizagem), funcionando na Internet. O Sistema UAB sustenta-se em cinco eixos fundamentais:
Em relação as regras gerais da UAB, os cursos da educação a distância têm a mesma duração dos cursos presenciais e, assim como acontece na modalidade presencial, os diplomas e certificados expedidos por instituições de ensino credenciadas, desde que registrados na forma da lei, têm validade nacional assegurada pela legislação vigente. Os projetos pedagógicos da educação a distância devem respeitar as diretrizes curriculares nacionais, prever atendimento aos estudantes com necessidades especiais e explicitar a concepção pedagógica do curso, apresentando: currículo, número de vagas, sistema de avaliação dos estudantes com previsão de avaliações presenciais e a distância, e descrição das atividades presenciais obrigatórias. Na EAD, a avaliação do estudante para promoção e obtenção de diploma ou certificado dá-se mediante cumprimento das atividades programadas e realização de exames presenciais, inclusive a defesa de monografias ou trabalhos de conclusão de curso, quando exigidos. As instituições, os cursos e os programas da educação a distância são avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além dessas regras gerais, existem as regras específicas que são estabelecidas por cada curso. Se você, através da página da UFSM, acessar o Ensino a Distância, através dos Cursos da instituição (Figura 02), poderá perceber que, na página inicial do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle), na parte do meio, no lado esquerdo, está disponível maiores informações sobre a UAB(Figura 03). Figura 02 – Portal da UFSM/Ensino a Distância Figura 03 – Universidade Aberta do Brasil: página inicial do Moodle/UFSM A Figura 03, identifica as informações referentes a Universidade Aberta do Brasil/UFSM, em que você encontra o Projeto UAB, bem como o site oficial da UAB. Olhando mais detalhadamente, encontrará o calendário UAB/UFSM, os Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Cursos de Extensão, Editais, Resultado dos Editais e Polos da UAB. Cabe ressaltar que o AVA, também pode ser acessado, pelo próprio nome, ou seja, Moodle, que aparece como primeiro, no canto superior esquerdo da página inicial do portal da FSM. Este ambiente também está disponível para ser usado como apoio para as disciplinas presenciais, conforme pode ser verificado na Figura 05.
Figura 04 – Universidade Aberta do Brasil: página inicial do Moodle Figura 05 – Integração com a Modalidade Presencial/Moodle/UFSM A Figura 05, identifica o lugar, no ambiente, onde pode-se buscar maiores informações referente a utilização do Moodle como ferramenta de apoio às aulas presenciais. PACC – Capacitação de Coordenadores de Curso e Tutoria |