Curso de Capacitação Interdisciplinaridade e Interatividade/UFSM
Módulo 2 - Interação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem

moodle

Esta página resume pressupostos sobre Interação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem.


Faça a Leitura deste conteúdo e analise as discussões apresentadas.

Caso você tenha dúvidas, entre em contato com tutores e as professoras para mais esclarecimentos. Boa Leitura!
1.Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA): o que são?


A integração de tecnologias no ensino tem desafiado professores e pesquisadores sobre como elaborar material didático digital adequado para este novo contexto de interação.
Para isso, atualmente temos vários sistemas ou softwares que facilitam a construção e o gerenciamento de cursos online ou de atividades complementares para aula presenciais.
Exemplos dessas tecnologias educacionais são os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem ou AVEA, tais como MOODLE, TelEduc, itutor, Amadeus, etc..


2. Interação e Interatividade nos AVEA

colaborativa

Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação.
Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos.
Como já temos visto durante o curso, no MOODLE, é possível gerar interação e a interatividade por meio dos diferentes recursos e das atividades disponíveis nesses sistemas.
Por outro lado, é possível afirmar também que o não planejamento de uma atividade pode levar o aluno a não atingir seus objetivos ou pode ainda não gerar interação, ainda que a tarefa seja mediada por uma tecnologia de informação e comunicação.

3. Modos de Uso dos AVEA

Os sistemas dos Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem já trazem características próprias, todavia seus modos de uso não estão estipulados a priori, não apresentam passos lineares a serem seguidos.

Qualquer tecnologia se constitui efetivamente nos seus modos de uso (Simondon e Flusser), assim precisa-se explorar usos diversificados de acordo com as especificidades de cada uma, como: linguagem híbrida, hipertexto, conexões em rede, criação de simulacros.

Neste curso trabalharemos como o sistema Moodle e exploraremos alguns recursos para exemplificar como podemos desenvolver interação e interatividade por meio das ferramentas disponíveis nesse sistema.


4. Recursos do Moodle para a prática pedagógica online interativa

socialnetworking

O Moodle não é apenas uma ferramenta, mas o contexto em que se dará os processos de ensino-aprendizagem. Os AVEA são mediadores que aportam especificidades de uso, indo além de atividades baseadas em perguntas-respostas, podendo ser um meio de construção de Comunidades Virtuais de Aprendizagem com novos conhecimentos.

No Moodle temos vários recursos que podem gerar interação e interatividade, por exemplo, temos à disposição recursos tais como a página web que permitem construir um texto que faça uso de diferentes mídias (imagens, sons, hipertextos, por exemplo)

Para desenvolver atividades interativas no Moodle precisamos tarefas com objetivos claros, as quais façam os alunos interagirem produzindo conhecimento. Por meio do chat, fórum, glossário e wiki os alunos podem construir saberes
colaborativamente e também interagir com outros.

Ainda no Moodle, os alunos podem criar seu próprio blog, atualizar seu perfil, estabelecer contato com outros colegas por meio de mensagens instantâneas, escrever textos online ou offline.


5. Analisando a interatividade das atividades no Moodle

Neste módulo leremos artigos que abordam as ferramentas do Moodle. Para isso, visite a seção Leituras Obrigatórias e veja como os autores
analisam a interatividade e a interação nas atividades que podem ser realizadas pelo Moodle.

Última atualização: quarta, 15 mai 2013, 13:53