MÓDULO 3 - Atividades
Atividades a Distância mediadas pelo Moodle
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Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: Recursos Educacionais, Tecnologias Educacionais e Atividades a Distância
4. Atividades a Distância mediadas pelo Moodle
A perspectiva orientadora das Atividades a Distância mediadas pelo Moodle, que propomos neste guia, carrega consigo o conceito de Atividades de Estudo de Davidov (1988) abordada na Teoria Histórico-cultural de Leontiev e Davidov. Neste sentido, compreendemos que a aprendizagem escolar, além de promover a aquisição dos conteúdos ou das habilidades específicas, consiste também numa via de desenvolvimento psíquico que, segundo Davidov (1988), é promovido por meio das Atividades de Estudo (AE).
Compreendemos AE como um conjunto de ações (finalidade) e operações (práticas intelectuais) que levam à formação do pensamento teórico assentado na reflexão, análise e no planejamento mental. Sobre sua base, surgem nos escolares as necessidades e os motivos de estudo. Isso significa dizer que os conteúdos das AE são os conhecimentos teóricos (Davidov, 1988 e Alberti 2009). Por isso, o planejamento, monitoramento e a avaliação das AE tornam-se fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem em todas as modalidades educacionais.
A partir disso, as Atividades a Distância são indispensáveis para ensinar os conceitos essenciais na aprendizagem, na perspectiva da inovação em produções de notório saber, com o intuito de gerar o aperfeiçoamento e a sistematização no uso de tecnologias educacionais no ensino superior. Aprender a realizar as atividades propostas pelo professor é determinante para o desenvolvimento psíquico geral e para a formação da personalidade do estudante, bem como para a realização de novas tarefas, quando, provavelmente, este terá condições de contextualizar o que aprendeu anteriormente (Alberti, 2008). Por isso, é fundamental que os professores tenham competências e habilidades para planejar e orientar aAtividades a Distância que, além de carregar um recorte do conteúdo específico de suas disciplinas, precisam levar ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
O Moodle possibilita a integração hipermidiática das tecnologias educacionais em Atividades a Distância, viabilizando a interação dialógico-problematizadora (Freire, 1983), a interatividade e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva. Segundo Belisário (2003, p. 136), “a grande contribuição da Internet para a educação a distância diz respeito ao desenvolvimento de atividades interativas”. Portanto, a elaboração das Atividades a Distância mediadas pelo Moodle precisa ter caráter hipermidiático. Isso requer que seu planejamento seja direcionado a fim de aproveitar ao máximo as possibilidades de interatividade que a Internet propicia. Além disso, deve-se utilizar diversas linguagens, textual, visual, hipertextual e audiovisual (Rosa e Freitas, 2004).
As Atividades a Distância também precisam contemplar situações-problemas e instigar o estudante à reflexão (Fruet, 2010). Isso significa dizer que as Atividades a Distância precisam estar diretamente relacionadas com os Recursos Educacionais, sendo planejadas, monitoradas e avaliadas (Mallmann, 2008). Para isso, faz-se necessário que os professores transitem com Fluência Tecnológica pelas mais diversificadas tecnologias educacionais para planejar, monitorar e avaliar as Atividades a Distância, escolher e produzir os Recursos Educacionais (materiais didáticos) que as mediarão em termos de conteúdos científico-tecnológicos. Portanto, Atividades a Distância, necessariamente, exigem planejamento e condução docente para delimitar e avaliar os propósitos a serem atingidos, principalmente se estas forem mediadas por Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem.
Neste Guia elaborado para você, professor, priorizamos orientações sobre planejamento, organização e monitoramento das Atividades a Distância, visando à fluência tecnológica nas seguintes ferramentas de atividades do Moodle:
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4.1. Atividade Tarefas
Consistem na descrição ou no enunciado de uma Atividade de Estudo a ser desenvolvida pelo estudante e enviada em formato digital ao servidor. Elas As Atividades tarefas podem ser dos seguintes tipos: Modalidade avançada de carregamento de arquivos; Texto on-line; Envio de arquivo único e Atividade off-line. Sua principal característica é a individualidade na resolução. Essa individualidade é necessária para o processo de escolarização, inclusive, para o processo avaliativo.
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4.2. Atividade Fórum
São Atividades a Distância que potencializam o diálogo-problematizador, possibilitando interação assíncrona entre os participantes. O fórum permite que várias frentes de discussão, sobre um recorte do conteúdo escolar, fiquem abertas simultaneamente. É uma atividade que exige fluência com a ferramenta, e os estudantes devem estar motivados para a discussão do assunto proposto, pois, sua principal característica é a colaboração.
O conteúdo do diálogo num fórum precisa ter origem nos Recursos Didáticos, portanto, tematizados pelos conhecimentos científico-tecnológicos da disciplina. O Moodle possibilita a programação dos seguintes fóruns:
- Discussão simples: o professor abre um debate em que todos podem intervir, mas sobre um único tema, não podendo criar um novo tópico.
- Fórum geral ou aberto: Nesse tipo do atividade, os estudantes podem abrir quantos tópicos julgarem necessários. É um módulo aberto para que todos possam responder a ele e criar novos itens.
- Cada usuário inicia apenas um novo tópico: como já está indicado, cada estudante pode abrir um único tópico, mas poderá participar do diálogo de todos os tópicos abertos pelos colegas.
- Fórum de Perguntas e Respostas: esta opção permite que você elabore perguntas diversas e que os estudantes somente respondam às perguntas que foram abertas, não podendo criar novas, ficando uma resposta abaixo da outra.
As Atividades a Distância do tipo fórum não podem ser confundidas com os chamados off-topic (fora do tópico), happy hour ou, no bom português, Fórum-Café. Estes não são tematizados pelos conteúdos científico-tecnológicos das disciplinas e não podem ser considerados para os processo de avaliação do ensino-aprendizagem.
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4.3. Atividade Wiki
É uma Atividade a Distância mediada pela ferramenta wiki é a solução mais eficiente para a redação colaborativa. Seu principal potencial é a produção colaborativa hipermidiática que permite que os estudantes trabalhem juntos, adicionando novas páginas web ou completando e alterando o conteúdo das páginas publicadas. Sua principal característica é a produção colaborativa (autoria e coautoria) – potencializando o diálogo-problematizador, interação e autonomia.
O motivo pelo qual esta ferramenta vem se desenvolvendo é a formação de comunidades para a redação/produção colaborativa. Estas comunidades, no âmbito dos cursos da UAB, podem ser um polo ou grupos dentro de um polo.
Uma atividade wiki exige empenho e rigor para a construção de objetos. É fundamental que os participantes entendam que existe um padrão a ser seguido para que todos consigam compreender e colaborar na produção. Isso requer que ela seja planejada, orientada e monitorada durante todo o processo de produção.
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4.4. Atividade Chat
Permite a realização de diálogo-problematizador textual na modalidade síncrona. Assim como o Fórum e Wiki, também precisa ser tematizado (ou seja, ter um recorte do conteúdo escolar) e orientado por questões-problematizadoras e Recursos Didáticos. Sua característica principal é a colaboração sistematizada como diálogo problematizador tematizado.
A atividade Chat necessita ser planejada e programada com antecedência, com dia e horário para um grupo definido de participantes, pois o excesso de participantes simultâneos, num mesmo chat, torna o diálogo difícil de ser acompanhado e monitorado pelo professor e tutor. O número considerado ideal para permitir mensagens de até um parágrafo é de 30 estudantes por chat.
A Atividade a Distância chat é ideal para discussão de temas pontuais. Para diálogos de longa duração que exijam maior grau de organização dos conhecimentos, as atividades assíncronas, como wikis e fóruns, são as mais indicadas.
Segundo Spyer (2007), apesar do chat utilizar uma solução de comunicação parecida com a dos comunicadores instantâneas (MSN e ICQ), as salas de chat têm finalidades diferentes das dessas ferramentas. Uma atividade chat registra o conteúdo dos diálogos, permitindo que ele seja consultado ao longo da interação.
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4.5. Atividade Blog
É uma atividade a distância mediada pela ferramenta blog pode funcionar como um fórum, pois as produções são publicadas em sequência, alinhadas cronologicamente. Esta atividade, contudo, é mais linear. No Moodle, o blog é uma ferramenta de atividade de interação numa perspectiva social e é conceitualmente superior a um diário íntimo. Significa registro ou entrada equivalente a um “diário de bordo de um navio”, tendo a função de registrar os acontecidos da viagem, para, em caso de acidente, ajudar na reconstituição dos seus motivos. Em educação esta também é a função: registrar os acontecidos no percurso formativo ou reconstituir percursos já vividos.
Segundo Spyer (2007), o blog não faz sentido sem a blogosfera, termo que representa as interligações de todos os blogs para formar uma comunidade ou uma rede social. Portanto, apesar de a ação de registro ser individual, o objetivo é o compartilhamento das informações. Assim, é possível compartilhar registros com colegas e professores com interesses afins.
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4.6. Atividade lição
É uma Atividade que aborda o conteúdo de uma disciplina de um modo flexível. Ela consiste em um certo número de páginas de conteúdos com potencialidades hipermidiáticas. A cada página de conteúdo, poderá ser associada uma questão e uma série de possíveis respostas. O objetivo principal da Atividade a Distância Lição é permitir ao professor fazer uma série de questionamentos e exercícios de produção em torno do conteúdo que está sendo estudado, para que o estudante possa desenvolver um conjunto de ações (finalidade) e operações (práticas intelectuais) que levam à formação do pensamento teórico assentado na reflexão, análise e no planejamento mental.
A Atividade Lição funciona como um livro de RPG (Role Playing Game) que agrega diversas páginas, nas quais o professor cria e/ou disponibiliza recursos de modo hipertextual ou hipermidiático. A característica da Lição, ao contrário do RPG, é a individualidade.
Ao criar uma lição, é necessário estabelecer o fluxo de navegação entre as diversas páginas, configurando formatação, formas de avaliação, criando títulos e adicionando, por exemplo, botões que permitam interatividade. Ao associar questões (podem ser de Múltipla Escolha, Verdadeiro/Falso, Resposta Breve, Associação, Numérica ou Dissertação) a essas páginas de conteúdos, é possível problematizar conceitos e situações específicas. Conforme a programação do painel de navegação entre as páginas, cada opção de resposta poderá gerar comentários de feedback redirecionado a navegação para páginas diferenciadas ou consulta às páginas anteriores.
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4.7. Atividade glossário
Permite que os participantes, professores e estudantes, organizem e atualizem os conceitos-chave do conhecimento escolar de uma disciplina. Esses conceitos formam a rede conceitual da disciplina, portanto precisam estar em sintonia com os Recursos Educacionais da disciplina.
O glossário pode ser organizado apenas pelo professor ou com a participação dos estudantes. Além disso, é possível criar automaticamente links nos Recursos Educacionais da disciplina que levam aos itens definidos no glossário. Quando o professor cria um “Glossário”, os conteúdos que forem escritos posteriormente criarão vínculos conceituais, fazendo com que vários módulos do Moodle e conteúdos dos Recursos criem relações entre si, automaticamente.
O Glossário, além de organizar uma rede conceitual dos Recursos Educacionais de uma disciplina, também pode ser entendido como uma Atividade a Distância Colaborativa, na qual os estudantes produzirão e organizarão os conceitos de forma colaborativa e processual. Ou seja, ao longo do desenvolvimento dos conteúdos científico-tecnológicos da disciplina.
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4.8. Atividade Questionário
Atividade a Distância do tipo questionário tem por objetivo respostas de múltipla escolha (escala de Likert para pesquisas de opinião, por exemplo), propicia ao estudante uma resposta imediata de seu desempenho, dando a oportunidade para refazer a questão até o acerto. Este fato contribui com o aprendizado das indagações que devem ser respondidas quando o estudante se depara com algum tipo de problema a ser resolvido.
Esta Atividade a Distância consiste em uma ferramenta de composição de questões e de configuração de questionários. As questões são arquivadas por categorias em uma base de dados e podem ser reutilizadas em outros questionários e em outras disciplinas. Atividades desta natureza permitem feedback, configurando-se numa alternativa de avaliação. As questões de um questionário podem ser dos seguintes tipos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, resposta breve, entre outros.
Todas estas ferramentas de Atividades a Distância do Moodle estão modeladas para potencializar diálogo e autonomia, num modelo de comunicação peer-to-peer, em que todos os envolvidos no processo têm as mesmas capacidades comunicativas. Em outras palavras, no processo ensino-aprendizagem, as Atividades a Distância são as mediadoras-chave da produção escolar em termos de desenvolvimento e autonomia dos estudantes, assim como da melhoria da qualidade do ensino e ação docente.
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4.9. Ferramentas de pesquisas de avaliação
O Moodle disponibiliza ferramentas de Atividades (formulários) de Avaliação que permitem a realização de surveys sobre o processo ensino-aprendizagem, baseados em teorias construtivistas. A partir dos resultados destes questionários, podemos identificar manifestações sociais e tendências individuais que caracterizam os processos ensino-aprendizagem ao longo do curso, com o objetivo de avaliar a adequação das práticas adotadas (Atividades a Distância) otimizando processos. Deste modo, torna-se possível melhorar nossas próprias habilidades em termos de mediação das ferramentas disponíveis no Moodle e, consequentemente, nossas fluências científico-tecnológicas no processo ensino-aprendizagem (Dougiamas e Taylor, 2002).
As ferramentas de pesquisa do Moodle têm potencial para avaliar as Atividade a Distância e, como isso, podemos verificar o andamento e os resultados do processo de resolução destas, em relação aos conhecimentos técnico, prático e autônomo dos estudantes. Além disso, pesquisas desta natureza favorecem reflexões sobre os processos ensino-aprendizagem durante o andamento do curso e não apenas ao final do período.
As ferramentas de pesquisa disponíveis no Moodle referem-se a três tipos de formulários conhecidos como ATTLS, COLLES (em três versões) e Incidentes críticos, abordados a seguir:
- Avaliação ATTLS
O Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS) refere-se a um tipo de pesquisa cujas características são bem específicas da conduta discente durante o processo de aprendizagem. O formulário do Survey ATTLS é um instrumento desenvolvido por Galotti et al. (1999) para estimar a proporção em que uma pessoa tem um Conhecimento “Conectado” (CC) ou um Conhecimento “Destacado” (CD). O ATTLS compreende um instrumento de pesquisa para examinar a qualidade das ações em um ambiente colaborativo. Por isso, pode ser utilizado para coletar dados de pesquisa das atividades a distância realizadas no Moodle. Os resultados de um survey desta natureza contribuem para melhorar os processo de ensino-aprendizagem e comunicação entre os envolvidos, sendo que, em nenhum modo, é considerado como componente da avaliação discente.
- Avaliação COLLES
O Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES) foi projetado para avaliar questões-chave sobre a qualidade do ensino-aprendizagem on-line em um AVEA com perspectivas socioconstrutivistas, como é o caso do Moodle (TAYLOR & MAOR, 2000). O questionário COLLESé composto por 24 questões distribuídas em 6 grupos (ou escalas), cada um deles relativo a um ponto crucial de avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem:
- Relevância: quão relevante é o processo de aprendizagem para a vida profissional do estudante?
- Reflexão: as atividades on-line estimulam os processos de reflexão crítica dos estudantes?
- Interação: até que ponto os estudantes participam dos diálogos on-line considerando um contexto educativo?
- Apoio dos Tutores: em que medida as ações dos tutores potencializam a participação dos estudantes no processo de aprendizagem on-line?
- Apoio dos Colegas: os colegas se apoiam e se encorajam mutuamente de modo sensível?
- Compreensão: os estudantes e tutores compreendem bem as comunicações recíprocas?
O questionário COLLES foi projetado para monitorar as práticas de aprendizagem on-line e estimar como elas se configuram em processos dinâmicos favorecidos pela interação (TAYLOR & MAOR, 2000). Há três tipos de questionários COLLES:
- Expectativas: indicado ao iniciar o curso;
- Expectativas/experiência efetiva: indicado para o meio do curso;
- Experiência efetiva: indicado para o final do curso.
- Incidentes Críticos
A avaliação com o questionário “Incidentes críticos” deve ser respondida dissertando sobre os seguintes tópicos:
- Como participante, em que momento você esteve mais envolvido ?
- Como participante, em que momento você esteve menos envolvido?
- Qual das ações de outros participantes nos fóruns você achou mais elucidante ou útil?
- Qual das ações de outros participantes nos fóruns você achou mais desconcertante ou confusa?
- Qual evento foi mais surpreendente?
Todos esses formulários, no contexto do Moodle, geram gráficos que podem ser utilizados para as análises das produções colaborativas em termos de: condutas colaborativas, diálogo-problematizador e autonomia, assim como fluência em C&T (Abegg, 2009).
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