Sumário
I.1 Comunidade Linux
I.2 Fundação Free Software (FSF)



COMUNIDADE LINUX


Uma comunidade é formada por pessoas que contribuem com uma meta comum e seus participantes compartilham interesses, interagindo e colaborando umas com as outras prestando suporte, divulgando, participando e compartilhando o espírito solidário. Isso é a quintessência de uma comunidade de software livre interagindo na internet.

Comunidade Ubuntu-BR - Código de Conduta

O Código de Conduta do Ubuntu rege o comportamento de todos os membros da Comunidade Ubuntu, em qualquer fórum, lista de discussão, wiki, site, canal de irc, install-fest, encontros públicos ou correspondências privadas. O Conselho Comunitário do Ubuntu irá arbitrar em qualquer discussão sobre a conduta de um membro da comunidade. Para estar de acordo, você precisa ler atentamente e assiná-lo.

Equipe

Dentro do Ubuntu Brasil temos muitos subtimes que trabalham e cobrem todos os aspectos da comunidade, juntos formamos uma grande equipe que inclui os Grupos Regionais, Time de Documentação, Tradução, Segurança, Planeta, Fórums e outros.

Grupos Regionais

Os Grupos Regionais são células de representação da comunidade Ubuntu nos diversos estados brasileiros. Neles você poderá encontrar usuários do Ubuntu Linux que residem no mesmo estado e cidade e até mesmo bairro que você.
Os grupos organizam listas de discussões próprias, eventos, install fest e outras confraternizações e iniciativas, sendo uma forma muito interessante de se fazer novos amigos, contatos e trocas de experiências profissionais, culturais e sociais.
Entre em contato com o Grupo Regional do seu estado e ajude na divulgação do Ubuntu GNU/Linux no seu bairro, universidade, escola, cidade, empresa... espalhe o espírito Ubuntu!

Eventos, reuniões, lançamento de versão e encontros

A comunidade do Ubuntu tem como foco a sua raiz de humanidade para todos. Para tanto, busca incentivar Grupos Regionais a reunirem-se, compartilhar e difundir conhecimento no âmbito da tecnologia da informação e comunicação em sistemas informatizados. E, claro, se juntar em torno do Ubuntu. Para tanto, é essencial praticar no Ubuntu suas atividades de lazer, trabalho e estudo.

voltar ao sumário


FUNDAÇÃO FREE SOFTWARE


A Free Software Foundation(FSF, Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 04 de Outubro de1985por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência. Faz isso promovendo o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU e suas ferramentas.

Até meados da década de 1990 a fundação dedicava-se mais à escrita do software. Como hoje existem muitos projetos independentes de software livre, a FSF dedica-se mais aos aspectos legais e estruturais da comunidade do software livre. Entre suas atribuições atuais, encarrega-se de aperfeiçoar licenças de software e de documentação (como a GNU General Public License, GPLou a GNU Free Documentation License, GFDL), de desenvolver um aparato legal acerca dos direitos autorais dos programas criados sob essas licenças, de catalogar e disponibilizar um serviço com os softwares livres desenvolvidos (o Free Software Directory), e de discutir e aperfeiçoar a própria definição de software livre.

Atualmente, seguindo o mesmo método utilizado pela Wikipédia, a FSF está realizando ma campanha para arrecadação de fundos.(Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Free_Software_Foundation)

GNU é um sistema operacional tipo Unix em desenvolvimento pelo Projeto GNU que ainda não publicou nenhuma versão estável. Foi idealizado por Richard Stallman e era o foco original da Free Software Foundation.

O desenvolvimento do GNU começou com Richard Stallman em 1984 com o objetivo de criar um "sistema de software completamente compatível com o Unix". Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional Unix, porém não deveria utilizar-se do código fonte deste.

A partir de 1984 Stallman e vários programadores, que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc.

Em 1991 o sistema operacional já estava quase pronto, mas restava o núcleo do sistema operacional. O grupo liderado por Stallman estava desenvolvendo um núcleo chamado Hurd. Porém, em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds havia criado um núcleo que poderia usar todas as peças do sistema operacional GNU. Este núcleo ficou conhecido como Linux, contração de Linus e Unix.

Nomenclatura - Stallman escolheu o nome GNU porque este nome, além do significado original do mamífero Gnu que vivem em bando, é um Acrônimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU Não é Unix).

Atualmente, o sistema operacional GNU com o núcleo Linux é conhecido como GNU/Linux, que é como o projeto GNU solicita aos utilizadores que se refiram ao sistema completo, embora a maioria das pessoas (como defende Torvalds) se refiram ao sistema apenas como Linux por uma questão de comodidade.

Última atualização: sexta, 10 mai 2013, 17:05