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UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO


GUIA DE TUTORES UAB/UFSM
2º semestre 2011


PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Dilma Vana Rousseff

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Fernando Haddad
Ministro do Estado da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Felipe Martins Müller
Reitor

Dalvan José Reinert
Vice-Reitor

Maria Alcione Munhoz
Chefe de Gabinete do Reitor

André Luis Kieling Ries
Pró-Reitor de Administração

José Francisco Silva Dias
Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

João Rodolpho Amaral Flôres
Pró-Reitor de Extensão

Orlando Fonseca
Pró-Reitor de Graduação

Charles Jacques Prade
Pró-Reitor de Planejamento

Helio Leães Hey
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa

Vania de Fátima Barros Estivalete
Pró-Reitor de Recursos Humanos

Fernando Bordin da Rocha
Diretor do CPD

Honório Rosa Nascimento
Diretor da Editora UFSM

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE
Fábio da Purificação de Bastos
Diretor do NTE

Andre Zanki Cordenonsi
Coordenador UAB

Roberto Cassol
Coordenador de Polos

ELABORAÇÃO DE CONTEÚDO
Elena Maria Mallmann
Fábio da Purificação de Bastos
Daniele da Rocha Schneider
Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann
Cláudia Smaniotto Barin
Taís Fim Alberti
Débora Marshal
Giséli Bastos


EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO

Elena Maria Mallmann
Coordenadora/Professora-pesquisadora UAB

Andreia Machado Oliveira
Cláudia Smaniotto Barin
Frederico Menine Schaf
Jerônimo Siqueira Tybusch
Josiane Pozzatti Dal-Forno
Liziany Müller Medeiros
Susana Cristina dos Reis
Taís Fim Alberti

Professores-pesquisadores UAB


RECURSOS EDUCACIONAIS
Elena Maria Mallmann
Coordenadora/Professora-pesquisadora UAB

Cláudia Smaniotto Barin
Daniele da Rocha Schneider
Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann

Susana Cristina dos Reis
Professoras-pesquisadoras UAB integrantes

Alcir Luciany Lopes Martins
Francisco Mateus Conceição
Técnicos em Assuntos Educacionais

Marcelo Kunde
Técnico em Programação Gráfica

Marcos Andre Storck
Web Designer

Juliana Sales Jacques
Estagiária de Graduação


ATIVIDADES DE ESTUDO
Ilse Abegg
Coordenadora/Professora-pesquisadora UAB

Taís Fim Alberti
Edgardo Gustavo Fernàndez
Professores-pesquisadores UAB integrantes

Débora Marshall
Fernanda de Camargo Machado
Giséli Duarte Bastos

Técnicas em Assuntos Educacionais

Simoni Lago
Estagiária de Graduação


AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Giliane Bernardi
Coordenadora/Professora-pesquisadora UAB

Marcos Luis Cassal
Professor-pesquisador UAB integrantes

Valquíria de Moraes Pereira
Técnica em Assuntos Educacionais

Adriano Pereira
Analista de Tecnologia da Informação

Rodrigo Exterckötter Tjäder
Técnico em Informática

Greyce Arrua Storgatto
Gilberto Fortunato Russi
Estagiários de Graduação


Guia de Tutores – UAB/UFSM


Índice


1. Educação a Distância e Universidade Aberta do Brasil

2. Tutoria em Educação a Distância

3. Princípios da Tutoria na UAB/UFSM

3.1 Tecnologia Educacional
3.1.1 Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem

3.2 Investigação
3.2.1 Monitoramento

3.3 Ensino-Aprendizagem
3.3.1 Interação e Colaboração

4. Atribuições dos Tutores na UAB/UFSM


Guia de Tutores – UAB/UFSM



1. Educação a Distância e Universidade Aberta do Brasil


Segundo o Art. 1° do Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a Educação a Distância (EaD) caracteriza-se "como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos".

O Ministério da Educação, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país, instituiu a Universidade Aberta do Brasil (UAB) através do Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. A UAB é um sistema que integra universidades públicas para oferta de cursos de ensino superior com prioridade na formação de professores para educação básica.

O Sistema UAB é uma das principais políticas públicas de educação a distância do país oferecendo efetiva oportunidade de acesso à educação universitária para pessoas que estão distantes de centros de formação, impossibilitadas de frequentar os espaços presenciais. Os cursos são oferecidos priorizando a mediação inovadora das tecnologias, especialmente os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) que no caso da UAB/UFSM é o Moodle.



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2. Tutoria em Educação a Distância


De acordo com a Resolução /CD/FNDE no 8 de 30 de abril de 2010 tutor "é o profissional selecionado pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) vinculadas ao Sistema UAB para o exercício das atividades típicas de tutoria, sendo exigida formação de nível superior e experiência mínima de 1 (um) ano no magistério do ensino básico ou superior, ou ter formação pós-graduada, ou estar vinculado a programa de pós-graduação".

Na UAB/UFSM, o tutor tem um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem a distância, pois atua como mediador das interações e problematização dos conteúdos. Sua contribuição é promover o diálogo-problematizador em torno dos conteúdos curriculares de acordo com o planejamento dos recursos educacionais e atividades de estudo propostas pelo professor-pesquisador. Assim, precisa desenvolver fluência tecnológica para monitorar eletronicamente a interatividade, interação e colaboração (autoria e coautoria) essenciais no Moodle e no Polo de Apoio Presencial (PAP).

Desse modo, na UAB/UFSM o tutor é responsável pelo monitoramento investigativo das ações e operações realizadas pelos estudantes no processo de estudo dos conteúdos curriculares (recursos e atividades programadas pelo professor-pesquisador de acordo com o Plano de Ensino de cada disciplina).


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3. Princípios da Tutoria na UAB/UFSM


3.1 Tecnologia Educacional

Como o processo ensino-aprendizagem nos cursos da UAB/UFSM é mediado por tecnologia educacional (especificamente o Moodle) um dos princípios centrais da tutoria é a fluência tecnológica. Essa é uma competência essencial enquanto possibilidade de análise regular do desenvolvimento das atividades propostas, do acesso aos recursos, identificação de dificuldades individuais e/ou coletivas propondo soluções.

A fluência tecnológica refere-se ao tipo de conhecimento que o tutor deve ter sobre a tecnologia educacional para interagir e resolver problemas nas variadas situações de ensino-aprendizagem previstas nas disciplinas dos cursos da UAB/UFSM.

A fluência tecnológica é requerida numa série de ações e operações inerentes à tutoria. Com base na definição do MIT Media Lab, a fluência tecnológica dos tutores na UAB/UFSM envolve basicamente as seguintes capacidades:

  • utilizar as ferramentas do Moodle para investigação, interação e colaboração no processo ensino-aprendizagem;
  • aprender novas formas de utilizar o Moodle para interação e colaboração com os estudantes, professor-pesquisador, coordenações e outros tutores;

  • criar coisas a partir do Moodle tais como relatórios de monitoramento;
  • criar coisas no Moodle baseadas nas suas próprias ideias tais como espaços colaborativos entre o grupo de tutores e o professor-pesquisador;
  • utilizar o Moodle para contribuir com o grupo de estudantes e professor-pesquisador na solução de situações-problemas;
  • compreender os conceitos pedagógicos basilares do Plano de Ensino elaborado pelo professor-pesquisador
  • compreender o funcionamento das ferramentas Recursos e Atividades no Moodle.

Segundo o Livro Verde "Sociedade da Informação no Brasil" a noção de fluência está relacionada à "capacidade de reformular conhecimentos, expressar-se criativa e apropriadamente, bem como produzir e gerar informação (em vez de meramente compreendê-la)".

Você pode visualizar o Livro Verde "Sociedade da Informação no Brasil" no seguinte link: http://www.mct.gov.br/upd_blob/0004/4809.zip

Um tutor fluente tecnologicamente conhece e se apropria das tecnologias educacionais, seus princípios e aplicabilidade em diferentes situações. Criar, corrigir, modificar interativamente diferentes ferramentas e artefatos compartilhando novos conceitos, funções, programas e ideias com o professor-pesquisador e com os colegas tutores é um princípio fundamental na UAB/UFSM.

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3.1.1 Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem


As disciplinas dos cursos da UAB/UFSM são programadas em módulos com Recursos e Atividades no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizgem (AVEA) que nesse caso é o software livre Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Para ser tutor na UAB/UFSM é necessário desenvolver fluência tecnológica nas ferramentas Recursos e Atividades do Moodle.

Explicando melhor:

  • os recursos educacionais são os materiais (hipertextos, imagens, áudios, links, apresentações, entre outros) relativos ao conteúdo da disciplina e disponibilizados pelo professor-pesquisador. Esses recursos podem ser do tipo: documentos arquivados no servidor, sumários, rótulos e páginas com o uso links internos ou externos. No Moodle, os recursos educacionais são estruturados pelas ferramentas RECURSOS. Um exemplo é a Página Web.
  • atividades de estudo requerem ações e operações dos estudante que podem ser de diversas formas: responder perguntas, elaborar um descritor bibliográfico de um artigo científico, debater colaborativamente sobre determinado tema, enviar uma pesquisa, construir um texto coletivo, entre outras. No Moodle, as atividades de estudo são estruturadas pelas ferramentas ATIVIDADES. Alguns exemplos são fórum, wiki, tarefa, lição, questionários e pesquisas de avaliação.

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3.2 Investigação


A investigação é princípio da tutoria na UAB/UFSM porque o tutor precisa desenvolver estratégias de acompanhamento sistemático do processo de aprendizagem dos estudantes. Desse modo, o tutor contribui para o desenvolvimento da capacidade de organização dos estudos com vistas ao desenvolvimento dos estudantes.

Na tutoria da UAB/UFSM, o princípio da investigação se concretiza por meio do monitoramento requerendo ações e operações para acompanhamento e diagnósticos atualizados sobre o percurso de aprendizagem.

Ao monitorar a interatividade, a participação, interação e colaboração o tutor consegue diagnosticar os avanços e/ou desafios esclarecendo e potencializando o diálogo em torno da compreensão do conteúdo curricular. Além disso gera indicadores que subsidiam decisões do professor-pesquisador durante a implementação das atividades da disciplina.


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3.2.1 Monitoramento


O monitoramento é fundamental como atribuição investigativa dos tutores porque cria uma dinâmica retrospectiva (ao gerar relatórios para avaliar o já realizado) e prospectiva (possibilidade de replanejamento com base na avaliação).

Ao realizar a tutoria pautada no monitoramento investigativo, o tutor:

  • faz perguntas aos estudantes;
  • problematiza respostas que não alcançaram os objetivos da atividade;
  • utiliza os recursos educacionais como referência na orientação dos estudantes;
  • orienta os estudantes à estudarem os recursos planejados pelo professor-pesquisador;
  • formula desafios mais amplos sugerindo novas leituras, pesquisas e/ou aplicações;
  • identifica as situações-limite dos estudantes;
  • incentiva que todos realizem as atividades dentro dos prazos previstos;
  • desafia todos à participarem das atividades que são colaborativas;
  • destaca e problematiza ideias significativas ou polêmicas em atividades colaborativas;
  • identifica a funcionalidade das ferramentas, disponibilização de recursos e atividades conforme o Plano de Ensino;
  • elabora relatórios apontando regularidades de acesso e participação dos estudantes.

A fluência tecnológica no Moodle é essencial para que o tutor implemente o monitoramento como investigação, pois gera processos regulares de análise do desenvolvimento das atividades propostas, dos acessos aos recursos, da identificação de dificuldades individuais e/ou coletivas propondo soluções. Ao problematizar as atividades, o tutor ajuda o estudante a articular suas ideias, desafiando-o à buscar respostas e soluções, possibilitando maior interação dialógica.

Monitoramento na perspectiva do princípio investigativo na UAB/UFSM não se reduz à simples conferência dos relatórios de acesso dos estudantes, mas à utilização das tecnologias educacionais para apoiar a comunicação, ampliar a interação, auxiliar na organização do tempo e dos estudos, mediar as discussões nos fóruns, mantendo registro e contato regular com os estudantes durante todo o curso.


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3.3 Ensino-Aprendizagem



O tutor desenvolve seu trabalho num contexto de relações específicas que são as pedagógicas. Ou seja, realiza suas atividades no âmbito de um processo didático constituído entre professores-estudantes e conteúdos curriculares. Isso é suficiente para esclarecer que as funções do tutor são diferentes das atribuições de responsabilidade do professor-pesquisador.

Orientar a prática do tutor na UAB/UFSM pelo princípio do ensino-aprendizagem significa afirmar que precisa desenvolver minimamente a fluência pedagógica necessária para que suas intervenções gerem aprendizagem e desenvolvimento. Para tanto, interação e colaboração em torno dos conteúdos escolares são pilares que devem sustentar a prática dos tutores nos processos ensino-aprendizagem da UAB/UFSM.


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3.3.1 Interação e Colaboração



Ensino-aprendizagem colaborativo tem como base a interação em torno dos conteúdos curriculares.

Colaboração envolve trabalho conjunto para alcançar o objetivo de uma atividade. Interação (entendida como diálogo-problematizador) requer autoria e coautoria na ação educativa.

A fluência tecnológica do tutor no Moodle é fundamental para aprimorar a interação e colaboração durante a realização das atividades. Isso, perpassa pela discussão conjunta das ideias, reconhecimento do que é importante para si e para o grupo, confiança no grupo, respeito, responsabilidade reconhecendo-se individualmente como um ser em constante construção.

O princípio de ensino-aprendizagem baseado na interação e colaboração implica que o tutor contribua na construção do conhecimento tendo o diálogo e a problematização como propulsores de suas ações. Por meio de interação e colaboração o tutor promove a interatividade e incentiva os questionamentos, reflexões e posicionamentos autônomos.

O tutor desenvolve estratégias que mobilizam condutas colaborativas entre os estudantes ao longo do processo ensino-aprendizagem a partir dos recursos e atividades planejadas pelo professor-pesquisador. Isso leva ao desenvolvimento de um processo não-linear e mais investigativo de tal modo que se valorize a interação dialógico-problematizadora e consequentemente a colaboração.

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4. Atribuições dos Tutores na UAB/UFSM


O Anexo I da Resolução nº 26, de 05 de junho de 2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estabelece as "atribuições gerais" para tutores na UAB:

  • mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;
  • acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;
  • apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
  • manter regularidade de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 horas;
  • estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes; colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;
  • participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino;
  • elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;
  • participar do processo de avaliação da disciplina, monitorando os estudantes e as atividades de estudo sob orientação do professor responsável;
  • apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos,em especial na aplicação de avaliações.

Portanto, tendo como referência o estabelecido na Resolução nº 26, as atribuições do tutor na UAB/UFSM são:

  1. Participar com aproveitamento de curso de capacitação para tutores;
  2. No início das atividades da disciplina enviar mensagem ou e-mail (ferramentas do Moodle) para os participantes apresentando-se como tutor;
  3. Responder dúvidas dos participantes em até 24 horas;
  4. Interagir e colaborar nas atividades síncronas e assíncronas;
  5. Orientar os participantes quanto ao desenvolvimento das atividades de cada módulo;
  6. Orientar o acesso aos recursos educacionais disponíveis em cada módulo para realização das atividades;
  7. Estudar os materiais didáticos das disciplinas (recursos e atividades) com antecedência solucionado eventuais dúvidas com o professor-pesquisador;
  8. Acessar o Moodle, pelo menos, 2 vezes por dia, de segunda-feira até às 23h55min de sábado;
  9. Enviar mensagens aos estudantes quando da abertura das atividades a distância de cada módulo informando data limite de cumprimento das mesmas conforme o Plano de Ensino elaborado pelo professor-pesquisador;
  10. Enviar mensagens aos estudantes que não realizaram as atividades 2 (dois) dias antes de encerrar o prazo;
  11. Monitorar os acessos dos estudantes no ambiente e enviar mensagem ao estudante toda vez que o último acesso tenha ocorrido há 7 dias ou mais;
  12. Orientar os participantes a acessarem o ambiente do curso regularmente;
  13. Verificar data de abertura e fechamento das atividades e alertar o professor-pesquisador sobre eventuais necessidades de atualização das ferramentas de Recursos e Atividades;
  14. Revisar todos os recursos e atividades para ver se todos os links estão funcionando; se as atividades estão com os prazos corretos. Qualquer problema percebido comunicar ao professor-pesquisador;
  15. Elaborar relatórios conforme modelos e prazos solicitados pela coordenação de tutoria e/ou professor-pesquisador;
  16. Utilizar normas cultas da Língua Portuguesa na elaboração de textos para respostas aos estudantes e interação com os participantes do curso;
  17. Elaborar com planejamento e cuidado as respostas para manter o foco das discussões nos conteúdos revisando sempre os textos antes de disponibilizá-los;
  18. Ler e analisar cuidadosamente as perguntas dos estudantes levando em consideração as situações-limite dos mesmos na compreensão dos conteúdos ou de fluência tecnológica. Isso às vezes requer ler mais de uma vez a pergunta ou interagir com o estudante para compreender as suas dúvidas;
  19. Elaborar respostas e postar mensagens levando em consideração as regras do contrato didático do processo ensino-aprendizagem já que a interação se estabelece entre professores, tutores e estudantes em ambiente educacional institucional (no polo ou no Moodle);
  20. Desenvolver empatia no ambiente educacional (na universidade, no Moodle e no polo) analisando com profissionalismo cada situação de modo a escolher as palavras adequadas, estabelecer cordialidade e tratar as pessoas com ética e urbanidade;
  21. Solicitar autorização do professor e do coordenador de tutoria quando houver necessidade de ausentar-se das funções por período de tempo determinado apresentando justificativa;
  22. Desenvolver as atividades com assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade;
  23. Orientar os estudantes para o cumprimento dos prazos conforme o período de matrículas, defesas e avaliações estabelecidos no calendário letivo da UFSM e/ou determinados pelo colegiado do curso.

Atividades Específicas dos Tutores Presenciais

  • Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso;
  • Desenvolver atividades em colaboração com a Coordenação do Polo;
  • Estabelecer os horários de atendimento presencial, em conjunto com a coordenação do polo, e cumpri-los com pontualidade e assiduidade.
  • Estudar os conteúdos das disciplinas do curso;
  • Realizar o acompanhamento individualizado do estudante no Polo;
  • Organizar grupos de estudos;
  • Auxiliar e orientar os estudantes na organização do Cronograma de Estudos individualizado à cada semestre;
  • Auxiliar os estudantes no desenvolvimento das atividades de acordo com o Plano de Ensino de cada disciplina;
  • Auxiliar os estudantes no desenvolvimento da fluência tecnológica;
  • Orientar a realização das atividades conforme normas acadêmicas de linguagem e formatação (ABNT e MDT);
  • Informar os tutores a distância e professor-pesquisador sobre dificuldades específicas dos estudantes na realização das atividades propostas;
  • Participar das atividades presencias previstas no Projeto Pedagógico do Curso e/ou no Plano de Ensino das disciplinas;
  • Monitorar a frequência dos estudantes nas atividades presenciais previstas no Projeto Pedagógico do Curso e/ou no Plano de Ensino das disciplinas;
  • Estabelecer contato com os estudantes que não comparecem às atividades presenciais do curso;
  • Orientar os estudantes para utilização de todos os espaços do polo como as bibliotecas, laboratórios, salas de estudo, etc;
  • Orientar os estudantes no preenchimento correto de formulários, requerimentos, solicitação de atestados ou cartas de aceite para realização de atividades práticas quando compatíveis e/ou exigidas no Plano de Ensino das disciplinas;
  • Orientar e auxiliar os estudantes na efetivação da matrícula via Portal do Aluno de acordo com o calendário letivo;
  • Zelar pelo bom funcionamento do polo de apoio presencial e do curso, das instalações, equipamentos, biblioteca de acordo com o princípio da economicidade.

Atividades Específicas dos Tutores a Distância

  • Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso;
  • Desenvolver as atividades estabelecidas pelo Coordenador de Tutoria e pelo professor-pesquisador;
  • Estudar os conteúdos e atividades das disciplinas;
  • Conhecer detalhadamente o Plano de Ensino da disciplina (exemplo: cronograma de atividades);
  • Monitorar o acesso dos estudantes no Moodle;
  • Monitorar a realização das atividades de estudo e o acesso aos recursos propostos pelo professor-pesquisador;
  • Definir dois horários semanais de, pelo menos, trinta minutos para atendimento online com objetivo de esclarecer as dúvidas dos estudantes utillizando recursos de comunicação síncronos ou assíncronos.
  • Elaborar relatórios de acompanhamento dos estudantes gerando indicadores que subsidiam a avaliação dos estudantes realizada pelo professor-pesquisador;
  • Orientar os estudantes para que cumpram os prazos de realização das atividades conforme o cronograma proposto pelo professor-pesquisador no Plano de Ensino;
  • Interagir nas atividades síncronas e assíncronas colaborando para que os estudantes:
    1. aprofundem seus conhecimentos sobre os conteúdos da disciplina;
    2. sintam-se desafiados para o estudo crítico dos recursos disponibilizados pelo professor;
    3. proponham resoluções e conclusões colaborativamente nas atividades de estudo.

Guia de Tutores – UAB/UFSM


Última atualização: terça, 30 abr 2013, 15:58