Módulo 4 - Atividade 2

Tutoria e Monitoramento Eletrônico das Atividades de Estudo em Ambientes Virtuais de Ensino- Aprendizagem

O monitoramento eletrônico das Atividades de Estudo (AE) é tarefa imprescindível para investigação das situações-limite e avanços do ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Principalmente, quando nos preocupamos com aqueles estudantes que têm dificuldades diante da participação ativa no diálogo-problematizador em AE que exigem interação síncrona ou assíncrona mediada pelo Ambiente Virutal de Ensino-Aprendizagem (AVEA).

A otimização de métodos e tecnologias educacionais de tutoria precisa gerar sistematização de AE, sendo o monitoramento eletrônico a principal ação dos tutores. A tutoria se caracteriza como um sistema de apoio docente em termos de acompanhamento do desenvolvimento das AE, sendo essencial para integralização curricular no processo ensino-aprendizagem a distância mediado por AVEA.

O monitoramento eletrônico da AE em AVEA, mediado pelas ferramentas de atividades disponíveis, torna-se elemento mobilizador de condutas mais colaborativas e dialógico-problematizadoras[3].

Isso pode mudar a compreensão que os estudantes possuem das AE, interpretando-as não apenas como componentes da ação avaliativa, mas como estratégias fundamentais para o desenvolvimento cognitivo. Desse ponto de vista, o monitoramento eletrônico realizado pelo tutor precisa contribuir, essencialmente, para a problematização de situações-problema no ensino-aprendizagem, que a realização das AE gera, em especial no campo conceitual e fenomenológico de cada disciplina.


Veja texto completo