Atividades de Estudo no Moodle

UNIDADE 3 - Atividades

3.2 -Atividades a Distância mediadas pelo Moodle


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4. Atividades a Distância mediadas pelo Moodle

A perspectiva orientadora das Atividades a Distância mediadas pelo Moodle, que propomos neste guia, carrega consigo o conceito de Atividades de Estudo de Davidov (1988) abordada na Teoria Histórico-cultural de Leontiev e Davidov. Neste sentido, compreendemos que a aprendizagem escolar, além de promover a aquisição dos conteúdos ou das habilidades específicas, consiste também numa via de desenvolvimento psíquico que, segundo Davidov (1988), é promovido por meio das Atividades de Estudo (AE).

Compreendemos AE como um conjunto de ações (finalidade) e operações (práticas intelectuais) que levam à formação do pensamento teórico assentado na reflexão, análise e no planejamento mental. Sobre sua base, surgem nos escolares as necessidades e os motivos de estudo. Isso significa dizer que os conteúdos das AE são os conhecimentos teóricos (Davidov, 1988 e Alberti 2009). Por isso, o planejamento, monitoramento e a avaliação das AE tornam-se fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem em todas as modalidades educacionais.

A partir disso, as Atividades a Distância são indispensáveis para ensinar os conceitos essenciais na aprendizagem, na perspectiva da inovação em produções de notório saber, com o intuito de gerar o aperfeiçoamento e a sistematização no uso de tecnologias educacionais no ensino superior. Aprender a realizar as atividades propostas pelo professor é determinante para o desenvolvimento psíquico geral e para a formação da personalidade do estudante, bem como para a realização de novas tarefas, quando, provavelmente, este terá condições de contextualizar o que aprendeu anteriormente (Alberti, 2008). Por isso, é fundamental que os professores tenham competências e habilidades para planejar e orientar aAtividades a Distância que, além de carregar um recorte do conteúdo específico de suas disciplinas, precisam levar ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

O Moodle possibilita a integração hipermidiática das tecnologias educacionais em Atividades a Distância, viabilizando a interação dialógico-problematizadora (Freire, 1983), a interatividade e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva. Segundo Belisário (2003, p. 136), “a grande contribuição da Internet para a educação a distância diz respeito ao desenvolvimento de atividades interativas”. Portanto, a elaboração das Atividades a Distância mediadas pelo Moodle precisa ter caráter hipermidiático. Isso requer que seu planejamento seja direcionado a fim de aproveitar ao máximo as possibilidades de interatividade que a Internet propicia. Além disso, deve-se utilizar diversas linguagens, textual, visual, hipertextual e audiovisual (Rosa e Freitas, 2004).

As Atividades a Distância também precisam contemplar situações-problemas e instigar o estudante à reflexão (Fruet, 2010). Isso significa dizer que as Atividades a Distância precisam estar diretamente relacionadas com os Recursos Educacionais, sendo planejadas, monitoradas e avaliadas (Mallmann, 2008). Para isso, faz-se necessário que os professores transitem com Fluência Tecnológica pelas mais diversificadas tecnologias educacionais para planejar, monitorar e avaliar as Atividades a Distância, escolher e produzir os Recursos Educacionais (materiais didáticos) que as mediarão em termos de conteúdos científico-tecnológicos. Portanto, Atividades a Distância, necessariamente, exigem planejamento e condução docente para delimitar e avaliar os propósitos a serem atingidos, principalmente se estas forem mediadas por Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem.

Neste Guia elaborado para você, professor, priorizamos orientações sobre planejamento, organização e monitoramento das Atividades a Distância, visando à fluência tecnológica nas seguintes ferramentas de atividades do Moodle:


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4.1. Atividade Tarefas

Consistem na descrição ou no enunciado de uma Atividade de Estudo a ser desenvolvida pelo estudante e enviada em formato digital ao servidor. Elas As Atividades tarefas podem ser dos seguintes tipos: Modalidade avançada de carregamento de arquivos; Texto on-line; Envio de arquivo único e Atividade off-line. Sua principal característica é a individualidade na resolução. Essa individualidade é necessária para o processo de escolarização, inclusive, para o processo avaliativo.


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4.2. Atividade Fórum

São Atividades a Distância que potencializam o diálogo-problematizador, possibilitando interação assíncrona entre os participantes. O fórum permite que várias frentes de discussão, sobre um recorte do conteúdo escolar, fiquem abertas simultaneamente. É uma atividade que exige fluência com a ferramenta, e os estudantes devem estar motivados para a discussão do assunto proposto, pois, sua principal característica é a colaboração.

O conteúdo do diálogo num fórum precisa ter origem nos Recursos Didáticos, portanto, tematizados pelos conhecimentos científico-tecnológicos da disciplina. O Moodle possibilita a programação dos seguintes fóruns:

  1. Discussão simples: o professor abre um debate em que todos podem intervir, mas sobre um único tema, não podendo criar um novo tópico.
  2. Fórum geral ou aberto: Nesse tipo do atividade, os estudantes podem abrir quantos tópicos julgarem necessários. É um módulo aberto para que todos possam responder a ele e criar novos itens.
  3. Cada usuário inicia apenas um novo tópico: como já está indicado, cada estudante pode abrir um único tópico, mas poderá participar do diálogo de todos os tópicos abertos pelos colegas.
  4. Fórum de Perguntas e Respostas: esta opção permite que você elabore perguntas diversas e que os estudantes somente respondam às perguntas que foram abertas, não podendo criar novas, ficando uma resposta abaixo da outra.

As Atividades a Distância do tipo fórum não podem ser confundidas com os chamados off-topic (fora do tópico), happy hour ou, no bom português, Fórum-Café. Estes não são tematizados pelos conteúdos científico-tecnológicos das disciplinas e não podem ser considerados para os processo de avaliação do ensino-aprendizagem.


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4.3. Atividade Wiki

É uma Atividade a Distância mediada pela ferramenta wiki é a solução mais eficiente para a redação colaborativa. Seu principal potencial é a produção colaborativa hipermidiática que permite que os estudantes trabalhem juntos, adicionando novas páginas web ou completando e alterando o conteúdo das páginas publicadas. Sua principal característica é a produção colaborativa (autoria e coautoria) – potencializando o diálogo-problematizador, interação e autonomia.


O motivo pelo qual esta ferramenta vem se desenvolvendo é a formação de comunidades para a redação/produção colaborativa. Estas comunidades, no âmbito dos cursos da UAB, podem ser um polo ou grupos dentro de um polo.


Uma atividade wiki exige empenho e rigor para a construção de objetos. É fundamental que os participantes entendam que existe um padrão a ser seguido para que todos consigam compreender e colaborar na produção. Isso requer que ela seja planejada, orientada e monitorada durante todo o processo de produção.


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4.4. Atividade Lição

É uma Atividade que aborda o conteúdo de uma disciplina de um modo flexível. Ela consiste em um certo número de páginas de conteúdos com potencialidades hipermidiáticas. A cada página de conteúdo, poderá ser associada uma questão e uma série de possíveis respostas. O objetivo principal da Atividade a Distância Lição é permitir ao professor fazer uma série de questionamentos e exercícios de produção em torno do conteúdo que está sendo estudado, para que o estudante possa desenvolver um conjunto de ações (finalidade) e operações (práticas intelectuais) que levam à formação do pensamento teórico assentado na reflexão, análise e no planejamento mental.

A Atividade Lição funciona como um livro de RPG (Role Playing Game) que agrega diversas páginas, nas quais o professor cria e/ou disponibiliza recursos de modo hipertextual ou hipermidiático. A característica da Lição, ao contrário do RPG, é a individualidade.

Ao criar uma lição, é necessário estabelecer o fluxo de navegação entre as diversas páginas, configurando formatação, formas de avaliação, criando títulos e adicionando, por exemplo, botões que permitam interatividade. Ao associar questões (podem ser de Múltipla Escolha, Verdadeiro/Falso, Resposta Breve, Associação, Numérica ou Dissertação) a essas páginas de conteúdos, é possível problematizar conceitos e situações específicas. Conforme a programação do painel de navegação entre as páginas, cada opção de resposta poderá gerar comentários de feedback redirecionado a navegação para páginas diferenciadas ou consulta às páginas anteriores.


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4.5. Atividade Glossário

Permite que os participantes, professores e estudantes, organizem e atualizem os conceitos-chave do conhecimento escolar de uma disciplina. Esses conceitos formam a rede conceitual da disciplina, portanto precisam estar em sintonia com os Recursos Educacionais da disciplina.

O glossário pode ser organizado apenas pelo professor ou com a participação dos estudantes. Além disso, é possível criar automaticamente links nos Recursos Educacionais da disciplina que levam aos itens definidos no glossário. Quando o professor cria um “Glossário”, os conteúdos que forem escritos posteriormente criarão vínculos conceituais, fazendo com que vários módulos do Moodle e conteúdos dos Recursos criem relações entre si, automaticamente.

O Glossário, além de organizar uma rede conceitual dos Recursos Educacionais de uma disciplina, também pode ser entendido como uma Atividade a Distância Colaborativa, na qual os estudantes produzirão e organizarão os conceitos de forma colaborativa e processual. Ou seja, ao longo do desenvolvimento dos conteúdos científico-tecnológicos da disciplina.


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4.6. Atividade Questionário

Atividade a Distância do tipo questionário tem por objetivo respostas de múltipla escolha (escala de Likert para pesquisas de opinião, por exemplo), propicia ao estudante uma resposta imediata de seu desempenho, dando a oportunidade para refazer a questão até o acerto. Este fato contribui com o aprendizado das indagações que devem ser respondidas quando o estudante se depara com algum tipo de problema a ser resolvido.

Esta Atividade a Distância consiste em uma ferramenta de composição de questões e de configuração de questionários. As questões são arquivadas por categorias em uma base de dados e podem ser reutilizadas em outros questionários e em outras disciplinas. Atividades desta natureza permitem feedback, configurando-se numa alternativa de avaliação. As questões de um questionário podem ser dos seguintes tipos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, resposta breve, entre outros.

Todas estas ferramentas de Atividades a Distância do Moodle estão modeladas para potencializar diálogo e autonomia, num modelo de comunicação peer-to-peer, em que todos os envolvidos no processo têm as mesmas capacidades comunicativas. Em outras palavras, no processo ensino-aprendizagem, as Atividades a Distância são as mediadoras-chave da produção escolar em termos de desenvolvimento e autonomia dos estudantes, assim como da melhoria da qualidade do ensino e ação docente.


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4.7. Ferramentas de Pesquisas de Avaliação

O Moodle disponibiliza ferramentas de Atividades (formulários) de Avaliação que permitem a realização de surveys sobre o processo ensino-aprendizagem, baseados em teorias construtivistas. A partir dos resultados destes questionários, podemos identificar manifestações sociais e tendências individuais que caracterizam os processos ensino-aprendizagem ao longo do curso, com o objetivo de avaliar a adequação das práticas adotadas (Atividades a Distância) otimizando processos. Deste modo, torna-se possível melhorar nossas próprias habilidades em termos de mediação das ferramentas disponíveis no Moodle e, consequentemente, nossas fluências científico-tecnológicas no processo ensino-aprendizagem (Dougiamas e Taylor, 2002).

As ferramentas de pesquisa do Moodle têm potencial para avaliar as Atividade a Distância e, como isso, podemos verificar o andamento e os resultados do processo de resolução destas, em relação aos conhecimentos técnico, prático e autônomo dos estudantes. Além disso, pesquisas desta natureza favorecem reflexões sobre os processos ensino-aprendizagem durante o andamento do curso e não apenas ao final do período.

As ferramentas de pesquisa disponíveis no Moodle referem-se a três tipos de formulários conhecidos como ATTLS, COLLES (em três versões) e Incidentes críticos, abordados a seguir:

    1. Avaliação ATTLS
      O Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS) refere-se a um tipo de pesquisa cujas características são bem específicas da conduta discente durante o processo de aprendizagem. O formulário do Survey ATTLS é um instrumento desenvolvido por Galotti et al. (1999) para estimar a proporção em que uma pessoa tem um Conhecimento “Conectado” (CC) ou um Conhecimento “Destacado” (CD).
      O ATTLS compreende um instrumento de pesquisa para examinar a qualidade das ações em um ambiente colaborativo. Por isso, pode ser utilizado para coletar dados de pesquisa das atividades a distância realizadas no Moodle. Os resultados de um survey desta natureza contribuem para melhorar os processo de ensino-aprendizagem e comunicação entre os envolvidos, sendo que, em nenhum modo, é considerado como componente da avaliação discente.

  1. Avaliação COLLES
    O Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES) foi projetado para avaliar questões-chave sobre a qualidade do ensino-aprendizagem on-line em um AVEA com perspectivas socioconstrutivistas, como é o caso do Moodle (TAYLOR & MAOR, 2000). O questionário COLLESé composto por 24 questões distribuídas em 6 grupos (ou escalas), cada um deles relativo a um ponto crucial de avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem:
    • Relevância: quão relevante é o processo de aprendizagem para a vida profissional do estudante?
    • Reflexão: as atividades on-line estimulam os processos de reflexão crítica dos estudantes?
    • Interação: até que ponto os estudantes participam dos diálogos on-line considerando um contexto educativo?
    • Apoio dos Tutores: em que medida as ações dos tutores potencializam a participação dos estudantes no processo de aprendizagem on-line?
    • Apoio dos Colegas: os colegas se apoiam e se encorajam mutuamente de modo sensível?
    • Compreensão: os estudantes e tutores compreendem bem as comunicações recíprocas?

    O questionário COLLES foi projetado para monitorar as práticas de aprendizagem on-line e estimar como elas se configuram em processos dinâmicos favorecidos pela interação (TAYLOR & MAOR, 2000). Há três tipos de questionários COLLES:

    1. Expectativas: indicado ao iniciar o curso;
    2. Expectativas/experiência efetiva: indicado para o meio do curso;
    3. Experiência efetiva: indicado para o final do curso.

  1. Incidentes Críticos
    A avaliação com o questionário “Incidentes críticos” deve ser respondida dissertando sobre os seguintes tópicos:
    1. Como participante, em que momento você esteve mais envolvido ?
    2. Como participante, em que momento você esteve menos envolvido?
    3. Qual das ações de outros participantes nos fóruns você achou mais elucidante ou útil?
    4. Qual das ações de outros participantes nos fóruns você achou mais desconcertante ou confusa?
    5. Qual evento foi mais surpreendente?

Todos esses formulários, no contexto do Moodle, geram gráficos que podem ser utilizados para as análises das produções colaborativas em termos de: condutas colaborativas, diálogo-problematizador e autonomia, assim como fluência em C&T (Abegg, 2009).



Acesse as orientações e produza na Atividade 2 da Unidade 3 -Implementação de atividades de estudo na disciplina teste.

Última atualização: segunda, 27 mai 2013, 22:07