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MÓDULO 4 1) Exportação de dados do SIE para o Moodle UAB A integração entre o Sistema de Informações Educacionais e o Moodle ocorre em apenas uma via, ou seja, os dados que estão no SIE podem ser exportados para o Moodle, mas não podem ser importados. Além disso, é importante estabelecer que o SIE foi concebido para a atuação da UFSM e o modelo MEC/UAB insere papéis novos neste contexto, que devem ser trabalhados de forma paralela. A concepção de trabalho do SIE para os cursos UAB é a seguinte: cada curso, em cada polo diferente, possui um código diferente. Desta forma, é como se fossem cursos diferentes. Isso é feito para que os alunos tenham acesso somente as informações do seu polo (como a realização da matrícula). Desta forma, quando da oferta de matrícula, o coordenador precisa criar uma turma de cada disciplina em cada polo. Por exemplo (fictício): Curso de Engenharia Elétrica à Distância – Santa Cruz do Sul – ENGEAD101 Curso de Engenharia Elétrica à Distância – Passo Fundo – ENGEAD102 Curso de Engenharia Elétrica à Distância – Palmas – ENGEAD103 Para uma determinada disciplina (exemplo: Cálculo 1), é necessário criar três turmas, uma em cada polo: Cálculo 1 – Turma 11 Cálculo 1 – Turma 12 Cálculo 1 – Turma 13 Como as turmas são criadas em cursos diferentes, isso permite que os alunos efetuem sua matrícula visualizando somente as turmas do seu curso (polo), evitando problemas. Outra questão importante em relação a criação das turmas é que, para cada turma, deve-se estabelecer o professor (na oferta). É importante fazer o correto cadastramento do professor, pois o mesmo será exportado posteriormente para o Moodle. Aqui, cabe uma ressalva: professores externos não estão no ambiente SIE. Desta forma, é necessário que seja cadastrado um professor com SIAPE (normalmente o coordenador de curso). Após a realização da oferta e da matrícula dos alunos, esta informação é repassada para o Moodle. Toda informação que estiver equivocada no SIE é espelhada no Moodle. Sempre que houver alguma inconsistência (falta de professores, matrícula atrasada dos alunos, código da disciplina ou turma com problemas), esta informação deve ser arrumada diretamente no SIE via o DERCA. O Moodle somente espelha o que está no SIE e não é possível arrumar as informações diretamente no Moodle pois a inconsistência entre os dois sistemas gera problemas de acesso ao mesmo. A exportação para o Moodle ocorre somente com as informações que estão disponíveis no SIE: alunos e professores da instituição. O sistema MEC/UAB trabalha com outras informações:
As informações sobre coordenadores de polo e coordenadores (de curso e de tutoria) são gerenciados pela Equipe. As demais informações devem ser fornecidas pela coordenação à Equipe. No ofício que deve ser enviado à Equipe pela coordenação, deve constar explicitamente as seguintes informações:
Preparação para o Semestre Subsequente
Outra ação importante da Equipe é a preparação do ambiente para o semestre subsequente. Após o início das aulas e o ajuste fino nas disciplinas, a Equipe começa a preparar o próximo semestre. Esta preparação é realizada através da cópia de todas as disciplinas do último semestre (primeiro ou segundo) para o próximo semestre. Por exemplo, na metade do segundo semestre de 2012, são criadas todas as disciplinas do primeiro semestre de 2013 copiando todas as disciplinas que ocorreram no primeiro semestre de 2012. Sabe-se que podem ocorrer disciplinas novas e estas devem ser tratadas individualmente. Depois de criadas, elas são disponibilizadas para os professores mediante informação dos coordenadores de curso à Equipe. Por exemplo, se um professor deseja começar a trabalhar na sua disciplina do próximo semestre, basta ele informar este desejo ao coordenador que repassa o pedido à Equipe e o professor é alocado na disciplina. Não é obrigatório aos professores trabalharem nas disciplinas do próximo semestre. Este serviço é oferecido porque muitos professores gostam de ter um tempo para repensar suas disciplinas antes que o semestre inicie. Questões para o diálogo 2) Gestão de Cursos no Moodle Além de ser um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, o Moodle oferece possibilidades como Sistema de Gerenciamento de Cursos, auxiliando na administração e gestão de conteúdos (hipermidiáticos) e atividades, permitindo acompanhar constantemente o progresso dos estudantes, bem como as atividades e conteúdos produzidos pelos professores pesquisadores e conteudistas. Como atribuições de gestão, os coordenadores de curso precisam observar a qualidade dos materiais didáticos produzidos e utilizados nas disciplinas, bem como das tarefas elaboradas em cada semestre. Ainda, é necessário que o coordenador acompanhe a frequência de acesso dos professores a fim de manter uma boa interação aluno-professor e, consequentemente, uma boa qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Se tratando de professores externos ao curso, o coordenador de curso deve ter o cuidado de proceder um acompanhamento especial quanto as disciplinas registradas no SIE pelo SIAPE que devem constar com o nome do coordenador. Após a disciplina do professor externo ser registrada com os nomes dos coordenadores (no SIE), eles devem encaminhar um memorando para o NTE para fazer o cadastro desses professores no Moodle. Precisam também informar à Secretaria Acadêmica a existência de professores externos, enumerando seus dados de identificação. Salienta-se a importância de manter uma comunicação constante com o NTE – Secretaria Acadêmica, informando o número de professores e tutores envolvidos no curso. O coordenador de tutoria deve observar o trabalho dos tutores presenciais e a distância, mantendo informado o coordenador do curso envolvido. Os cursos devem cumprir os prazos informados pelo Calendário Acadêmico e pelo NTE. O fluxo de envio do material didático, bem como as informações para o registro de professores a serem pagos no próximo mês devem estar atualizados conforme as determinações do NTE, pois todo o processo ocorre respeitando os prazos do calendário acadêmico institucional e das normativas estabelecidas pela Diretoria de Educação a Distância da UAB. O coordenador de curso e tutoria, e professores das disciplinas devem informar se o tutor vai atuar em um polo ou se deverá ser cadastrado em todos os Polos em que o curso é oferecido. Os Coordenadores de Curso fazem as matrículas de todos os alunos calouros por Polo. Questões para o diálogo 3) Secretaria Acadêmica O NTE possui uma Secretaria Acadêmica, em articulação com o DERCA, que controla e organiza alguns aspectos da vida acadêmica dos estudantes de graduação e pós-graduação EAD/UAB/UFSM. A Secretaria Acadêmica tem por finalidade manter interação constante com estudantes, Coordenações dos Cursos e Tutoria, e Coordenações dos Polos. O atendimento ao público é realizado no turno da tarde (das 13h30min às 17h), no Prédio 14 do Campus Universitário UFSM, Camobi, Santa Maria – RS. Ações desenvolvidas pela Secretaria Acadêmica:
Questões para o diálogo |
