PESQUISA DE DEMANDA
Objetivo: ofertar cursos de extensão, graduação e especialização da UFSM para os polos de apoio presencial do Sistema UAB/UFSM.
Como se dá o processo de pesquisa de demanda?
A Direção do NTE e a coordenação da UAB/UFSM consulta as coordenações de cursos de graduação, extensão e pós-graduação sobre a possibilidade de oferta e reoferta desses cursos da UAB na UFSM, na ocasião de abertura de edital pública da Capes. Em seguida solicita pesquisa de demanda para as coordenações dos polos de apoio presencial, sugeridos pelas coordenações de cursos vinculados ao Sistema UAB/UFSM. Havendo demanda, a coordenação da UAB na UFSM submete para a Coordenação de Articulação Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância da Capes os referidos cursos.
Cabe à coordenação do polo de apoio presencial da UAB encaminhar pesquisa de demanda nos meios de comunicação locais e regionais (rádio, TV, jornal e internet) a possibilidade de oferta sugerida pela Coordenação da UAB na UFSM. Para que o curso seja ofertado exige-se o mínimo de 25 interessados no processo seletivo no respectivo polo. Posteriormente, o resultado da pesquisa de demanda é encaminhado para a coordenação da UAB na UFSM. Estas vagas são consideradas de demanda social.
Para as vagas do Parfor utiliza-se a pesquisa de demanda realizada pelas instâncias municipais e estaduais, integrantes do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Figura 01), onde é homologada e encaminhada à CAPES.
Figura 01 – Fórum Estadual permanente de apoio à Formação Docente/ Rio Grande do Sul
A CAPES encaminha à UFSM a validação da pesquisa de demanda recebida e, por sua vez, a UFSM solicita à CAPES o financiamento para implantação da oferta de vagas nos cursos previstos.
Após aprovação do financiamento pela CAPES, os cursos, segundo o levantamento da demanda apontado pelos coordenadores dos polos de apoio presenciais, são ofertados à comunidade local e regional.
Material Complementar: Portaria 883 de 16 de setembro de 2009 que estabelece as diretrizes nacionais para o funcionamento dos Fóruns Estaduais.