Educação a Distância: algumas considerações A Educação a Distância, modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (DECRETO 2005, Art. 1º), é regulamentada pelos seguintes documentos: Decretos
Portarias
Percebe-se, através dos documentos oficiais, a crescente expansão da utilização da educação a distância em todo o mundo e no caso, no Brasil. Barreto (2007) crê, que um dos fatores que influenciaram esse fenômeno foi o aumento massivo da demanda por educação (incrementada pelo aumento considerável da população, democratização de muitas sociedades, propiciando a inclusão de amplos segmentos, antes não contemplados por programas sociais, aliado à impossibilidade de se prover, na mesma proporção, profissionais qualificados para se estabelecer a relação ensino-aprendizagem. A Democratização do acesso à educação, que tem como foco a oferta de educação para todos, com atendimento aos alunos dispersos geograficamente e residentes em locais onde não haja instituições convencionais de ensino, pode oferecer igualdade de oportunidades educativas, de modo especial para as pessoas que não puderam iniciar ou concluir seus estudos; e oportuniza a permanência dos alunos no seu meio cultural e natural, evitando êxodos que incidem negativamente no desenvolvimento regional (BALENA, 2006). A formação fora do contexto da “sala de aula”, focando a aquisição de atitudes, interesses e valores, pode propiciar mecanismos indispensáveis para a autodeterminação, o que leva, os alunos, à conscientização da importância da aprendizagem, relacionada às experiências, às suas vidas profissionais e sociais, sem afastamento de seus locais de trabalho e com proposta de novas metodologias. Com isso, ocorre a flexibilidade quanto à eliminação ou redução das barreiras de espaço, de tempo e de ritmo. Ensino a Distância na Universidade Federal de Santa Maria O Plano de Desenvolvimento Institucional vigente, da UFSM, até o momento, está norteada por seis principais eixos, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento institucional. Representam o elo de ligação entre as ações das diversas áreas de atuação da instituição, que de acordo com a sua missão, visão e valores, compreende:
Pode-se dizer que a Educação a Distância é um movimento de expansão e interiorização da Universidade Federal de Santa Maria, enquanto instituição que promove Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade. Em 51 anos de história, remetemo-nos a 14 de dezembro de 1960, data da aprovação da Lei nº 3.834-C, que promoveu a criação da primeira Universidade Pública do Interior do País. Hoje, a UFSM, por meio do Programa de Expansão e Interiorização do Ensino Superior Público Brasileiro, conseguiu criar novos cursos de graduação, pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, aumentando o número de vagas para discentes e docentes. No entanto, essa nova modalidade de ensinar e aprender vem exigindo uma postura diferente por parte do professor e do aprendiz e, portanto, possibilitando uma transição, já que: esta aprendizagem não é apenas aprendizagem convencional com a ajuda de uma mídia técnica em particular. É uma abordagem totalmente diferente, com estudantes, objetivos, métodos, mídias e estratégias diferentes e, acima de tudo, objetivos diferentes na política educacional. A educação a distância é sui generis (PETERS, 2004, p.70). e ainda: [...] muitos docentes acreditam e estão convencidos de que a única diferença é apenas a “distância” e a importância da mídia técnica é necessária para transpor o abismo entre quem ensina e quem aprende...e que o resto do processo de ensino e de aprendizagem permanece idêntico.No entanto, esta opinião está errada, mostra uma abordagem equivocada à educação a distância e revela uma atitude pedagógica inadequada (PETERS, 2004, p. 69). Ao nos referirmos à educação a distância, o primeiro questionamento reside mais nas diferenças que existem entre esta modalidade de educação e a educação presencial do que pelas características que a determinam. Como disse Peters (2004), numa visão simplista, a resposta é a não presencialidade do aluno e do professor no mesmo espaço físico. É possível dizer que as diferenças estão muito além da simples presença numa sala de aula. Nunes (2003) afirma que a característica básica da educação a distância é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala, requisitando, assim, meios que possibilitem a comunicação entre ambos, apoiada em meios abertos de dupla comunicação, etc. Afirmam, também, que há muitas denominações utilizadas correntemente para descrever a educação a distância. Contudo, nenhuma denominações serve para descrever, com exatidão, educação a distância; são termos genéricos que, em certas ocasiões, incluem, mas não representam a modalidade a distância. Esta, pressupõe um processo educativo sistemático e organizado que exige não somente as múltiplas vias de comunicação, como também a instauração de um projeto continuado, onde os meios ou os multimeios devem estar presentes nesta proposta. Um Projeto Pedagógico, para um curso a distância, baseado nos Referenciais de Qualidade para Educação Superior, deve abranger as seguintes dimenções:
Com base nestes documentos, nas propostas norteadoras, tanto no que se refere às políticas públicas como em relação aos propósitos da Universidade Federal de Santa Maria, pode-se entender, com maior clareza, a constituição de um Núcleo de Tecnologia Educacional que abrange um sistema aberto e que contempla a implementação e desenvolvimento de novas metodologias e modalidades de ensino, no caso, à distância. DICA CONTEÚDO RELACIONADO Questões para o diálogo Questão para o diálogo PACC – Capacitação de Coordenadores de Curso e Tutoria |