MODULO 2 – Criando Escalas e Categorias de Notas

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1. Introdução

No módulo 1 vimos que a UFSM de acordo com o guia do estudante exige que sejam realizadas duas avaliações parciais para compor a media do semestre, podendo caso algum aluno não atinja a aprovação ser necessária a realização de uma avaliação final para determinar essa média final, sendo a nota máxima 10.

Exemplo:

Sem avaliação final
NOTA FINAL=NOTA PARCIAL = (NOTA 1 + NOTA 2)/2
Com avaliação final
NOTA FINAL=(NOTA PARCIAL+AVALIAÇÃO FINAL)/2

Para os alunos EAD a NOTA PARCIAL é a soma e não a média da NOTA 1, atividades a distância, com peso de 60%) e da NOTA 2, avaliação presencial, com peso de 40%. Que da mesma forma que no ensino presencial, caso o aluno não atinja a nota mínima para aprovação deverá realizar avaliação final, sendo a nota máxima 10.

Exemplo:

Sem avalição final
NOTA FINAL=NOTA PARCIAL = NOTA1(60%) + NOTA2(40%)
Com avaliação final
NOTA FINAL=(NOTA PARCIAL+AVALIAÇÃO FINAL)/2

Devemos notar que a NOTA1 pode ser o resultado de varias avaliações parciais, dessa forma percebemos que precisaremos agrupar atividades em categorias que nos permitirão determinar agregações para calcularmos a NOTA1, que poderá ser gerada a partir de média de notas, média podenderada das notas, maior nota, etc.


2. Definição do problema


Para facilitar o entendimento do processo de configuração de notas, este tutorial irá se basear na resolução da seguinte situação problema, que poderá ser desdobrada por você para atender situações semelhantes:

A professora X organizou sua disciplina e determinou que realizará 3 trabalhos e 2 provas, e que a partir destes determinará a NOTA PARCIAL. Os trabalhos comporão junto com uma das provas a NOTA 1 e que a prova 2 determinará a NOTA 2.
A NOTA 1 resultará das notas dos trabalhos que terão peso de 50% e da prova 1 com peso de 50%. Os trabalhos por sua vez serão avaliados da seguinte forma:
trabalho 1 – peso 20%
trabalho 2 – peso 40%
trabalho 3 – peso 40%
Desta forma a NOTA FINAL resultará do seguinte calculo:
(a) NOTA FINAL=(NOTA PARCIAL+AVALIAÇÃO FINAL)/2
(b) NOTA PARCIAL=NOTA1+NOTA2/2
(c) TRABALHOS=(T1*20% +T2*40% +T3*40%)
(d) NOTA 1 = (TRABALHOS*50%) + (PROVA1*50%)
(e) NOTA 2 = PROVA2
PROBLEMA 1: Problema base do estudo


3. Menu Notas

Para poder resolver o problema proposto fazendo uso do moodle precisamos em primeiro lugar saber onde fazê-lo, para isso entre na sua disciplina como professor e acesso o item notas no bloco Administração (Figura 1).

menu
Figura 1: Bloco Administração – em destaque item notas

Ao clicar no item notas teremos acesso a interface mostrada na figura 2, onde ao clicar na caixa de menus, destacada na imagem, você terá acesso às opções de Notas, os itens destacados com caixas coloridas são os itens que iremos estudar:

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Figura 2: Destaque as opções do menu notas


4. Definindo critérios de avaliação

Toda atividade educacional desenvolvida no moodle pode ser avaliada e ter essa avaliação no relatório de notas. Item Ver, opção Relatório de notas. Para que a atividade conste nesse relatório é preciso determinar qual o tipo de nota que será usado, por exemplo: Será uma atividade avaliativa?, Será avaliada quantitativamente? Qual será a nota máxima?, Será usado Conceito?, Será avaliada qualitativamente?. Portanto, antes de tudo, devemos saber responder a essas questões, e como definir e determinar esses tipos de notas.
Para avaliação quantitativa, o moodle já pré define valores inteiros entre 0 e 100. Bem como também implementa um sistema de conceitos baseado em letras (seção 4.2).
Para a avaliação qualitativa, o moodle possibilita a criação e uso de escalas (seção 4,1).

4.1 Item Escalas


Vamos iniciar nosso estudo pelo item Escalas, clicando no menu Ver. Este menu permite ao professor estabelecer seu próprio critério de avaliação qualitativa, com a criação de uma nova escala de medida para a avaliação de atividades. Exemplo: Excelente, Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular, Ruim.
O Moodle traz uma escala predefinida, a escala Formas de saber: Conectada e destacada, mas se você clicar no botão “Adicionar nova escala” (Figura 3) você poderá criar sua própria escala, semelhante ao exemplo dado (Figura 4). Posteriormente veremos como associar escalas a atividades.

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Figura 3: Escalas predefinidas pelo moodle – destaque botão Adicionar nova escala

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Figura 4: Adicionando uma escala

4.2. Item Letras

Os cursos de pós-graduação da UFSM não apresentam uma nota, mas sim um Conceito (Letra) associado a uma faixa de valores. Essa configuração pode ser feita através do item Letras e das opções Ver (Figura 5) e Modificar (Figura 6).

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Figura 5: Item Letras – opção Ver

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Figura 6: Item Letras – opção Modificar

Ao modificarmos devemos estar atentos a clicar o botão salvar mudanças, caso contrário as modificações serão perdidas.


5. O que é Agregação

Agora que sabemos onde podemos definir uma forma alternativa de avaliação à da atribuição de uma nota numérica, voltemos ao nosso exemplo, problema 1.
No problema 1, verificamos que temos diferentes tipos de formas de calculo de notas até podermos obter a NOTA FINAL. No moodle, essas estratégias de cálculo de nota final são chamadas de agregações, pois dependem do resultado de outras notas para serem calculados. Os tipos de agregações suportados pelo Moodle são:
Os itens destacados, serão exemplificados a seguir e usados para resolver o problema 1.
Com exceção da Soma de notas, em todas as outras opções de agregação as notas são inicialmente convertidas em valores percentuais (intervalo de 0 a 1, chamado normalização), e então são agregadas utilizando uma das funções apresentadas. Finalmente são convertidas para o intervalo associado ao item da categoria (entre a Nota Mínima e a Nota Máxima).

Importante: Uma nota vazia é simplesmente um registro sem valor no registro de notas, o que poderia significar muitas coisas. Por exemplo, um participante que ainda não enviou uma tarefa, um envio de tarefas ainda não corrigido pelo professor, ou uma nota que foi apagada manualmente pelo administrador do registro de notas. Cuidado ao interpretar essas notas em branco.

5.1 O que é Média das notas?

Media das notas: corresponde a soma de todas as notas dividida pelo número total de notas.

Exemplo 1
: Considere 3 trabalhos com nota máxima 100.
Atividade Nota Nota Máxima
Trabalho 1 (T1) 65 100
Trabalho 2 (T2) 80 100
Trabalho 3 (T3) 35 100

MÉDIA DAS NOTAS = (T1+T2+T3)/3
MÉDIA DAS NOTAS = (0.65 + 0.80 + 0.35)/3 = 0.65 ==> 65/100

Exemplo 2
: Considere 3 trabalhos com notas máximas diferentes .
Atividade Nota Nota Máxima
Trabalho 1 (T1) 65 70
Trabalho 2 (T2) 80 100
Trabalho 3 (T3) 35 50

MÉDIA DAS NOTAS = (T1*(100/nota máxima)+T2*(100/nota máxima)+T3*(100/nota máxima))/3
MÉDIA DAS NOTAS = (0.65*(100/70) + 0.80*(100/100)+ 0.35*(100/50))/3 = 0.8 ==> 80/100

Felizmente todos estes cálculos para ajustes de nota máxima são feitos automaticamente pelo moodle, como veremos posteriormente.

5.2 O que é Média ponderada de notas?


Média ponderada de notas: Para esta agregação é necessário atribuir um peso a cada atividade, que poderá variar de acordo com a importância da atividade. Esse peso independe da Nota máxima.

Exemplo 1: Nota máximo 100
Atividade Nota Nota Máxima (NM) Peso
Trabalho 1 (T1) 15 35 40
Trabalho 2 (T2) 5 25 35
Trabalho 3 (T3) 35 40 35
100 100

M.P.S =((T1*(100/NM1)*PESO1)+(T2*(100/NM2)*PESO2)+(T3*(100/NM3)*PESO3))/(peso1+peso2+peso3)
M.P.S=((0.15*2.85*40)+(0.05*4*35)+(0.35*2.5*35))/100 = 0,547 ==>54.7/100

Exemplo 2: Nota máximo diferente de 100
Atividade Nota Nota Máxima (NM) Peso
Trabalho 1 (T1) 65 70 60
Trabalho 2 (T2) 80 100 15
Trabalho 3 (T3) 35 50 25
220 100

M.P.S =((T1*(100/NM1)*PESO1)+(T2*(100/NM2)*PESO2)+(T3*(100/NM3)*PESO3))/(peso1+peso2+peso3)
M.P.S=((0.65*1.42*60)+(0.80*1*15)+(0.35*2*25))/100 = 0,848 ==>84.8/100

5.3 O que é Média ponderada simples de notas?


Média ponderada simples de notas: diferente da media ponderada, o peso da atividade é determinado pela nota máxima atribuída a ele.

Exemplo 1: Peso máximo 100
Atividade Nota Nota Máxima (NM)
Trabalho 1 (T1) 15 35 – peso 35
Trabalho 2 (T2) 5 25 – peso 25
Trabalho 3 (T3) 35 40 – peso 40
Sendo PESOx=NMx.

M.P.S = ((T1*(100/NM1)*PESO1)+(T2*(100/NM2)*PESO2)+(T3*(100/NM3)*PESO3))/(peso1+peso2+peso3)
M.P.S=((0.15*2.85*35)+(0.05*4*25)+(0.35*2.5*40))/100 = 0.234 ==>23.4/100

Exemplo 2: Peso máximo diferente de 100
Atividade Nota Nota Máxima (NM)
Trabalho 1 (T1) 65 70 – peso 70
Trabalho 2 (T2) 80 100 – peso 100
Trabalho 3 (T3) 35 50 – peso 50
Sendo PESOx=NMx.

M.P.S = ((T1*(100/NM1)*PESO1)+(T2*(100/NM2)*PESO2)+(T3*(100/NM3)*PESO3))/(peso1+peso2+peso3)
M.P.S=((0.65*1.42*70)+(0.80*1*100)+(0.35*2*50))/220 = 0,81 ==>81/100

5.4 O que é Soma das notas?

Soma das notas: corresponde a soma de todos os valores de nota. Notas em escala são ignoradas. Esse é o único tipo que não converte as notas para percentagem internamente (normalização). A Nota Máxima do item da categoria é calculada automaticamente como a soma dos máximos de todos os itens agregados.

Atividade Nota Nota Máxima (NM)
Trabalho 1 (T1) 65 70
Trabalho 2 (T2) 80 100
Trabalho 3 (T3) 35 50
220

SOMA DAS NOTAS = T1 + T2 + T3
SOMA DAS NOTAS = 65 + 80 + 35 ==> 180/220

Atenção !!! Quando usarmos a agregação soma das notas, devemos cuidar se o total da nota máxima não ultrapassa 100 para não avaliarmos o aluno errado.

Para poder fazer uso de agregações, precisamos fazer uso de um mecanismo que nos permita agrupar atividades que farão parte de uma agregação, neste caso o moodle usa o conceito de categoria de nota.


6. O que são Categorias

Para visualizar as categorias existentes ou criar novas basta ir ao menu da Figura 2, localizar o item Categorias e itens e clicar na opção visão simples, ou visão completa. Em ambas poderemos ver as categorias já existentes e as atividades associadas a elas, bem como criar novas categorias.
Por padrão, todas as atividades estão associadas a uma categoria com o mesmo nome da disciplina, a qual agrega todas as outras categorias que venham a ser criadas.

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Figura 7: Categorias e Itens – Visão simples

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Figura 8: Categorias e Itens – Visão completa

Olhando para o problema 1 percebemos que precisaremos fazer uso de categorias para podermos organizar as notas da nossa disciplina. Porem antes disso devemos pensar sobre que categorias devemos criar, como configurá-las e aninhá-las.

6.1 Como criar uma categoria


Vamos iniciar vendo o que precisamos saber para criar uma categoria e posteriormente vamos criar as categorias necessárias para organizar as notas da disciplina do problema 1.
Como mostrado na Figura 7, para criar uma categoria só precisamos clicar no botão Adicionar Categoria, e a interface da Figura 9 será mostrada e poderemos iniciar a configuração da Categoria.
Como pode ser visto na Figura 9, entre o conjunto de opções necessário à criação de uma categoria os mais importantes são:
  • Dar um nome para a categoria
  • Definir um tipo de agregação
  • Determinar se iremos ignorar ou não notas não atribuídas dos cálculos. Se ignoradas as notas parciais das atividades poderão gerar resultados não precisos para o total da categoria.
  • Dar um nome para o total da categoria, caso não seja definido, no relatório de exportação não será possível diferenciar a que categoria pertence o valor.
  • Determinar qual o tipo de nota que será mostrado pela categoria,
  • Determinar a nota máxima da categoria, isto determinará o peso da categoria conforme o tipo de agregação, como vimos no nosso estudo sobre agregação.
Existem outras opções porem para o escopo do nosso estudo estes itens atendem as principais possibilidades de configuração.

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Figura 9: Criando categoria

6.1.1 Criando as categorias do problema 1


Vimos na secção anterior que as categorias são organizadas como uma árvore, tendo categorias pais e categorias filhas. Também vimos que categorias filhas uma vez criadas não podem mudar de pai, portanto precisamos definir claramente a arvore de categorias de nosso problema para criá-las no início da disciplina e na ordem certa para que possamos obter o resultado desejado. Se olharmos o problema 1, veremos que as Formulas, representadas pelas letras de A a E já nós mostram quais as categorias a serem criadas e suas ordem. Vejamos:

(a) NOTA FINAL=(NOTA PARCIAL+AVALIAÇÃO FINAL)/2
(b) NOTA PARCIAL=NOTA1+NOTA2/2
(c) TRABALHOS=(T1*20% +T2*40% +T3*40%)
(d) NOTA 1 = (TRABALHOS*50%) + (PROVA1*50%)
(e) NOTA 2 = PROVA2

A figura 10, mostra a hierarquia de categorias resultantes das formulas mostradas anteriormente.
As caixas pontilhadas representam atividades e não categorias, somente foram mostradas para termos uma melhor compreensão do todo e podermos especificar as notas máximas e pesos das categorias e atividades.

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Figura 10: Problema 1 - Hierarquia de Categorias e suas atividades pesos e NM

Na hierarquia da figura 10, as categorias média e nota foram definidas com nota máxima 10, para atender as normas da universidade, uma vez que o moodle pontua as atividades com valores entre 0 e 100. Assim convertemos as notas das atividades de forma simples e rápida.
Agora que já sabemos quais as categorias que devemos criar, precisamos acessar a caixa de Administração, item Notas, no menu notas localizar o item Categorias e Itens e clicar no item Visão completa, como mostrado na Figura 8.
O próximo passo será criar as categorias pressionando o botão Adicionar Categoria mostrado na Figura 8, usando a interface mostrada e as orientações da Figura 9. Lembre de começar pela raiz, ou seja, crie primeiro a Categoria Media Final e assim por diante, aninhando as novas categorias as categorias pais, como mostrado na Figura 9.
Na Figura 8 vemos que já existe uma Categoria pré definida, neste caso Edite esta categoria e mude seu nome para MEDIA FINAL. Para tal, na coluna Ações clique no ícone de uma mão com lapiz, mostrado na Figura 11, e mude seu nome.

Ao criar a Categoria, configurações como agregação, peso de atividades, nota máxima de categorias, agregar somente notas dadas, descartar as menores, poderão ser feitas diretamente na interface de Visão completa, como mostrado pela figura 11.

Por exemplo, a categoria MÉDIA FINAL, obrigatoriamente deve ter o campo agregar somente notas dadas marcada, para que a nota da avaliação final seja desconsidera para aqueles que não realizarão a mesma por terem sido aprovados ou não terem cumprido os requisitos para realizá-la.
Quando uma categoria faz uso de agregação por media ponderada, como é o caso da NOTA1, ao lado dos itens desta categoria aparecerá o campo peso a ser definido, caso contrario este campo não será mostrado,.veja figura 11, setas vermelhas.
No caso da categoria trabalhos, como optamos por usar agregação simples, o peso dos trabalhos é determinado pela nota máxima da atividade, que é definida na atividade, como veremos no próximo módulo.
Se ao criarmos as categorias, esquecermos de definir a nota máxima 10 para atender as exigências da UFSM, você poderá fazê-lo através da interface mostrada na figura 11, nos campos apontados pelas setas laranja.

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Figura 11: Categorias e Itens – Visão Completa: Configuração agregação, peso e NM

Atenção !!! Não esqueça que após realizar as modificações na interface da Figura 11, é preciso clicar no botão salvar mudanças, caso contrário todas as modificações serão perdidas.

Atenção !!! Ao usar a agregação Media ponderada simples de notas, automaticamente será ativado o campo Crédito Adicional, e este virá marcado. Este campo deve ser desmarcado para que o calculo da media seja correto.

6.1.2 Como definir avaliações substitutivas?


Imaginemos que os alunos tenham reprovado na Prova 2 e a professora decida aplicar uma prova substitutiva, isto implicará em criar uma atividade prova substitutiva associada a categoria nota 2 e colocar no campo “Descartar as menores” (Figura 11, seta azul) o número de notas mais baixas a serem descartadas. Devemos estar atentos ao tipo da agregação atribuída a categoria caso o numero de notas não descartadas seja diferente de 1, pois nesse caso será aplicada a agregação especificada para as notas das atividades não descartadas.
Quando optamos por usar o campo Descartar as menores o próprio moodle optará pela(s) melhor(es) nota(s) automaticamente. Ou seja, se o aluno for melhor na prova substitutiva esta nota será usada, caso contrário manterá a nota original.

No próximo módulo aprenderemos a colocar as atividades nas categorias, e determinar suas notas máximas. Bem como realizar a atribuição de notas às mesmas.


Última atualização: segunda, 3 jun 2013, 16:59