Após o estudo dos Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem percebemos a necessidade de nos apropriarmos de objetos de ensino-aprendizagem adequados aos ambientes virtuais.
Vamos investigar como os OEA podem ser utilizados de modo interativo?
Troque ideias com seus colegas, tutores e professores sobre quais OEA podem ser mais adequados a sua proposta.
Definição
Os Objetos de ensino-aprendizagem são definidos como entidades, digitais ou não, que podem ser usadas e reutilizadas ou referenciadas durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem (Reis, 2010).
Para Audino e Nascimento, objetos de aprendizagem "são recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis em diferentes ambientes de aprendizagem elaborados a partir de uma base tecnológica" (2010).
Finalidades
Tais objetos são desenvolvidos com fins educacionais e cobrem diversas modalidades de ensino: presencial, híbrida ou a distância; diversos campos de atuação: educação formal, corporativa ou informal; e, devem reunir várias características, como durabilidade, facilidade para atualização, flexibilidade, interoperabilidade, modularidade, portabilidade, entre outras (Reis, 2010).
Eles ainda apresentam-se como unidades auto consistentes de pequena extensão e fácil manipulação, passíveis de combinação com outros objetos educacionais ou qualquer outra mídia digital (vídeos, imagens, áudios, textos, gráficos, tabelas, tutoriais, aplicações, mapas, jogos educacionais, animações, infográficos, páginas web) por meio da hiperligação. Além disso, um OEA pode ter usos variados, seu conteúdo pode ser alterado ou reagregado, e ainda ter sua interface e seu layout modificado para ser adaptado a outros módulos ou cursos (Reis, 2010).
No âmbito técnico, eles são estruturas autocontidas em sua grande maioria, mas também contidas, que, armazenados em repositórios, estão marcadas por identificadores denominados metadados. Um exemplo brasileiro de construção de objetos de aprendizagem para a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) é a Fábrica Virtual do RIVED.
Exemplos de OEA
Estes são alguns links para sites que disponibilizam OEA interativos. Visite-os para selecionar e conhecer OEA de sua área de conhecimento.
RIVED
Portal do Professor
Túnel das Mídias
Conexão Linguagem
Ciência à Mão
Laboratório Didático Virtual - USP
UNIJUI - Fábrica virtual
MERLOT
Banco Internacional de Objetos de Ensino e Aprendizagem
Propostas com OEA interativos
Após conhecer alguns OEA interativos, faz-se necessário refletir sobre sua aplicabilidade. Os OEA possibilitam o desenvolvimento de diferentes propostas e processos de ensino-aprendizagem. Apontamos, aqui, três modos distintos de trabalho com os OEA.
Primeiro modo:
propostas relacionadas a atividades de memorização e recognição (acertos-erros), objeto como hot potato é um exemplo. Essas atividades apresentam um nível baixo de interatividade, ficando mais relacionada a interação sujeito e máquina; e baixo nível reflexivo. Todavia apresenta um aspecto lúdico que motiva as propostas que necessitam de memorização ou sondagem de conhecimento.
Segundo modo:
propostas que visem projetos virtuais interdisciplinares interativos em que o conhecimento se constrói de modo horizontal e ativo nas interações entre os sujeitos da aprendizagem (professores/tutores/alunos). No Moodle há ferramentas que propiciam tais interações, como com uso de fóruns, chats, blogs. Os OEA podem proporcionar interações entre sujeito e máquina, e entre os sujeitos do conhecimento, levando à construção de um conhecimento coletivo e a formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Esses objetos favorecem problematizações reflexivas e inventivas.
Terceiro modo:
propostas em que o conhecimento se constrói de modo transdisciplinar e coletivo, ultrapassando as possibilidades oferecidas pelo próprio ambiente e os objetos utilizados. Tais propostas são abertas às trocas interinstitucionais, em que o seu conhecimento se constrói em rede que se abre a outras redes. Produzindo um conhecimento não apenas coletivo, mas em rede.
Consideramos a validade da utilização de todos os diversos tipos de objetos, sendo essencial não se limitar apenas em um modo de uso. Para que ocorra processos de interatividade, fez-se neceessário lidar com diferentes graus de interatividade (OLIVEIRA, 2010)
Espera-se que os OEA favoreçam ambientes heterogêneos de ensino-aprendizagem em que se possa desenvolver projetos interdisciplinares, possibilitando a realização de projetos com temas transversais voltados ao cotidiano.
Referências
Oliveira, A. M. Corpos Associados: interatividade e tecnicidade nas paisagens da arte. Doctoral Thesis (Portuguese), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2010.
REIS, S.C. Do discurso à prática: textualização de pesquisas sobre ensino de inglês mediado por computador, Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010.
Última atualização: quarta, 15 mai 2013, 13:56