1. INTRODUÇÃO


A modalidade da Educação a Distância (EAD), no âmbito da UAB/UFSM, é uma das principais políticas de expansão e interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade. Atualmente as ações têm sido ampliadas para várias cidades polo no Estado do Rio Grande do Sul, bem como para outros estados, com cursos tanto de graduação quanto de pós-graduação. Essa política responde não somente ao fomento do Ministério da Educação, mas à demanda da sociedade brasileira.

As experiências em EAD vêm se consolidando num contexto de educação superior , no qual cursos a distância constituem situações inovadoras não somente para a gestão nas instituições mas também aos professores universitários que iniciam seus trabalhos na especificidade da produção de material didático e docência em EAD.

Partimos do pressuposto de que os recursos educacionais são elementos-chave no processo ensino-aprendizagem. A oferta de cursos em diversas áreas, sistemas de financiamento e integração das tecnologias educacionais está relacionada à produção de recursos pedagógicos específicos de acordo com a interação e a interatividade requeridas na modalidade a distância. Desse modo, o trabalho em equipes multidisciplinares de produção desses recursos deve gerar colaboração, pesquisa e desenvolvimento específicos em torno dos conhecimentos educacionais.

A recente Resolução nº 8, de 30 de abril de 2010, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), restabelece as orientações e diretrizes para atividades de estudo e pesquisa realizadas pelos participantes na preparação e execução de cursos no sistema UAB.

São elas (grifo nosso):

"Das atribuições gerais"

TUTOR

  • mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;
  • acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;
  • apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
  • manter regularidade de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 horas;
  • estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes; colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;
  • participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino;
  • elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;
  • participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;
  • apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos pólos,em especial na aplicação de avaliações.


2- CRITÉRIOS PARA SER TUTOR UAB


Em Ofício Circular n. 20/2011, da Diretoria de Educação a Distância da CAPES (DED/CAPES), de 15 de dezembro de 2011 é definido o Perfil do Tutor. Segundo o ofício, os Tutores do Sistema UAB devem:


a) possuir formação na área da disciplina ou do curso em que atuam, garantindo assim a qualidade da formação em nível superior oferecida no âmbito do Sistema UAB; e

b) estar vinculado ao setor público, ser aluno de programa de pós-graduação de IES pública ou possuir outro tipo de vínculo com a IES de atuação, como, por exemplo, ser professor voluntário, assistente ou similar.

Ainda, segundo o Ofício Circular n. 21/2011 também da DED/CAPES, de 16 de dezembro de 2011, são considerados vinculados ao setor público os servidores públicos de qualquer esfera administrativa, os discentes de programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES ou, ainda, os profissionais vinculados à IES de origem da tutoria.

Confira aqui a íntegra das resoluções do FNDE referentes à concessão de bolsas:
- RESOLUÇÃO CD/FNDE No 26, DE 5 DE JUNHO DE 2009;
- ANEXO 1 - MANUAL DE ATRIBUIÇOES DOS BOLSISTAS;
- RESOLUÇÃO/CD/FNDE No 8 DE 30 DE ABRIL DE 2010;


Bom trabalho!

Equipe Multidisciplinar


Última atualização: quinta, 12 dez 2013, 10:46