SERVIDORES


Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.

A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu a idéia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função.

Com o advento das redes, foi crescendo a necessidade das redes terem servidores e minicomputadores, o que acabou contribuindo para a diminuição do uso dos mainframes.

O crescimento das empresas de redes e o crescimento do uso da Internet entre profissionais e usuários comuns foi o grande impulso para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias para servidores.

Existem diversos tipos de servidores. Os mais conhecidos são:

  • Servidor de Fax: Servidor para transmissão e recepção automatizada de fax pela Internet, disponibilizando também a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estações da rede.

  • Servidor de arquivos: Servidor que armazena arquivos de diversos usuários.

  • Servidor web: Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através debrowsers.

  • Servidor de e-mail: Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.

  • Servidor de impressão: Servidor responsável por controlar pedidos de impressão de arquivos dos diversos clientes.

  • Servidor de banco de dados: Servidor que possui e manipula informações contidas em um banco de dados

  • Servidor DNS: Servidores responsáveis pela conversão de endereços de sites em endereços IP e vice-versa.

  • Servidor proxy: Servidor que atua como um cache, armazenando páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.

  • Servidor de imagens: Tipo especial de servidor de banco de dados, especializado em armazenar imagens digitais.

  • Servidor FTP: Permite acesso de outros usuários a um disco rígido ou servidor. Esse tipo de servidor armazena arquivos para dar acesso a eles pela internet.

  • Servidor webmail: servidor para criar emails na web.

  • Servidor de virtualização: permite a criação de máquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware, significa que, aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem risco de conflitos de uma consolidação real.

  • Servidor de sistema operacional: permite compartilhar o sistema operacional de uma máquina com outras, interligadas na mesma rede, sem que essas precisem ter um sistema operacional instalado, nem mesmo um HD próprio.


Em computação, um servidor de arquivos é um computador conectado a uma rede que tem o objetivo principal de proporcionar um local para o armazenamento compartilhado de arquivos de computadores (como documentos, arquivos de som, fotografias, filmes, imagens, bases de dados, etc) que podem ser acessados pelas máquinas que estão ligados à rede de computadores. O Servidor seria a Máquina Principal enquanto as máquinas ligadas a elas são chamadas de Cliente. Um servidor de arquivo geralmente não realiza quaisquer cálculos, e não executa qualquer programa em nome dos clientes. É projetado principalmente para permitir o armazenamento e recuperação rápida de dados onde a computação pesada é fornecida pelas estações de trabalho. Esses servidores são comumente encontrados em escolas e escritórios, e raramente visto em locais prestadores de serviços de Internet usando LAN para conectar seus computadores cliente.

Os clientes e os servidores comunicam através de protocolos, assim como dois ou mais computadores de redes.

Um computador, ocasionalmente, pode prover mais de um serviço simultaneamente. Pode existir em uma rede, um computador que atue como um servidor web e servidor de banco de dados, por exemplo; ou um computador pode atuar como servidor de arquivos, de correio eletrônico e proxy ao mesmo tempo. Computadores que atuem como um único tipo de servidor é chamado de servidor dedicado. Os servidores dedicados possuem a vantagem de atender a uma requisição de um cliente mais rapidamente.

Com exceção do servidor de banco de dados (um tipo de servidor de aplicação), os demais servidores apenas armazenam informações, ficando por conta do cliente o processamento das informações. No servidor de aplicações, os papéis se invertem, com o cliente recebendo o resultado do processamento de dados da máquina servidora.

Em uma rede heterogênea (com diversos hardwares e softwares) um cliente também pode ser um servidor e assim um servidor pode ser "cliente do cliente" tal como "servidor do servidor". Por exemplo, uma rede tem um servidor de impressão e um de arquivos, supondo que você está no servidor de arquivos e necessita imprimir uma folha de um documento que você está escrevendo, quando você mandar imprimir a folha o serviço do servidor de impressão será utilizado, e assim a máquina que você está usando, que é o servidor de arquivos, está sendo cliente do servidor de impressão, pois está utilizando de seu serviço.

Para que funcione uma rede cliente-servidor, é necessário que no servidor esteja instalado um sistema operacional que reconheça esse tipo de rede.

Em servidores, o sistema Unix e sistemas baseados neste (como Linux e Solaris) são os sistemas mais utilizados para aplicações como Firewall e servidor web.

A Internet, maior rede de computadores do mundo, utiliza o modelo cliente-servidor. Muitos servidores em todo o mundo são interligados e processam informações simultaneamente.

Alguns serviços oferecidos por servidores de internet são: páginas web, correio eletrônico, transferência de arquivos, acesso remoto, mensagens instantâneas e outros. É interessante notar que qualquer ação efetuada por um usuário envolve o trabalho de diversos servidores espalhados pelo mundo.

“...Um servidor Windows encontrará inúmeras dificuldades para suportar e gerir um tráfego pesado durante muito tempo e “pedirá água” muito antes de um servidor Linux. A confiabilidade, a robustez e o alto desempenho são razões mais do que suficientes para colocar os servidores baseados em Linux na dianteira da preferência dos clientes de hospedagem no Brasil e no mundo.” (retirado de http://www.ancorador.com.br/internet/hospedagem/servidores-windows-x-servidores-linux).

Segundo a Netkraft ** (http://news.netcraft.com/archives/category/web-server-survey/O Apache (Software Livre) está presente em 64,91% dos servidores em janeiro de 2012.

Market Share for Top Servers Across All Domains
August 1995 - January 2012

gráfico servidores


Developer

December 2011

Percent

January 2012

Percent

Change

Apache

362,267,922

65.22%

378,267,399

64.91%

-0.30

Microsoft

82,521,809

14.86%

84,288,985

14.46%

-0.39

nginx

49,143,289

8.85%

56,087,776

9.63%

0.78

Google

18,464,148

3.32%

18,936,381

3.25%

-0.07


**http://news.netcraft.com/about-netcraft/

voltar ao sumário


USUÁRIO E SENHA


Tela de Login – O Ubuntu “11.10″ detém um novo gerenciador de login, o LightDM.


tela login 1

Na nova tela de Login o menu clássico foi extinto, agora você pode logar com o Unity 2D e 3D. Se preferir o Gnome instale o gnome-shell via terminal (comando:sudo apt-get install gnome-shell) ou utilizando o synaptic como veremos em outro módulo. Lembre-se de fazer backup antes de iniciar a instalação.

tela login 2

voltar ao sumário



SEM USUÁRIO E SENHA


Numa das telas da instalação aparece a pergunta se queremos utilizar, no login, usuário e senha ou não.

tela sem senha


As opções que aparecem:

o Login automático

o Requer senha ao logar

voltar ao sumário


ESPAÇOS DE TRABALHO


Múltiplas áreas de trabalho é um conceito que soa um pouco estranho para quem vem do Windows é o de usar múltiplas áreas de trabalho. A ideia é criar ambientes separados para diferentes conjuntos de aplicativos. Isso permite que você organize os aplicativos abertos por temas (deixar as janelas do Firefox e do OpenOffice no primeiro desktop e as do gerenciador de arquivos no segundo, por exemplo) ou simplesmente usar os outros desktops como uma área de escape para os aplicativos que não está usando no momento, reduzindo o congestionamento na barra de tarefas.

Por default (padrão), o Ubuntu utiliza dois ambientes de trabalho e você pode intercalar entre entre eles usando o applet na barra de tarefas. Acessando as preferências do applet, você pode aumentar o número de ambientes de trabalho para até 32; o problema é que a área ocupada pelo applet cresce na mesma proporção, fazendo com que seja inviável utilizá-lo para mais do que 3 ou 4 desktops. Ao tentar usar 16, por exemplo, não sobra espaço para as barras dos programas :)

voltar ao sumário

Última atualização: sexta, 10 mai 2013, 16:54