Integração das Tecnologias Educacionais e Convergência entre as Modalidades

As tecnologias disponíveis em cada momento histórico influenciam a sociedade e, em particular, a educação. Se a ciência e a tecnologia são consideradas etapas históricas da práxis humana, grandes desafios precisam ser superados, e o primeiro deles está em explorar pedagogicamente o potencial interativo/comunicativo.

O impacto das tecnologias educacionais em rede e da informática na educação ocorre pela interatividade que potencializa interação e colaboração em rede.

A educação como prática da liberdade mediada pelas tecnologias educacionais tem como pressupostos a educação permanente geradora de autonomia. A transmissão-recepção é rompida com práticas dialógico-problematizadoras.

Os Ambientes Virtuais Ensino-aprendizagem (AVEA) potencializam ensino-aprendizagem-investigação em todas as modalidades educacionais pelas características navegação hipermídia que integra diversas ferramentas de recursos e de atividades (material didático).

A prática dialógico-problematizadora mediada pelas tecnologias em AVEA permite participação ativa dos estudantes efetivada a partir de questionamentos, problematizações, discussões, dúvidas e compartilhamento de saberes tanto nas atividades síncronas quanto assíncronas.

O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Enviroment) é um AVEA que oferece aos professores e estudantes um conjunto de ferramentas que proporcionam a criação de recursos, atividades individuais e colaborativas, além dos módulos comunicativos e informativos. Isso possibilita a construção de ideias e conhecimentos em grupos sociais de forma colaborativa criando assim uma cultura de compartilhamento de significados conforme os princípios das teorias construcionistas.

A integração das tecnologias educacionais e convergência das modalidades de ensino-aprendizagem presencial e a distância possibilita o desenvolvimento de ações educacionais parametrizadas curricularmente pelas políticas educacionais atuais. O ensino-aprendizagem mediado pelo Moodle no âmbito da UFSM pode alavancar ainda mais os índices de qualidade nos cursos presenciais e a distância por proporcionar ampla possibilidade de interação e colaboração em torno dos conteúdos estabelecidos nos programas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

A mediação pedagógica no Moodle como apoio ao ensino presencial está de acordo com o que preconizam as diretrizes curriculares nacionais tanto do ensino superior quanto da educação básica. Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias educacionais em rede tornam o processo ensino-aprendizagem mais interativo, dinâmico e dialógico-problematizador proporcionando interface teoria-prática.

A partir de 27 de Março de 2012, os professores que desejarem utilizar o Moodle como ferramenta de apoio às suas aulas presenciais podem exportar suas turmas através do Portal do Professor.

Clique no link para saber mais informações sobre a Integração com a Modalidade Presenciale ver o passo-a-passo para exportar as disciplinas do Portal do Professor/SIE para o Moodle

Última atualização: quarta, 19 jun 2013, 12:30