MÓDULO 1 Perspectiva da EAD na UAB/UFSM: panorama e contextos Links ao conteúdo:
Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: 1.1. Expansão e Interiorização do Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) comemora os seus 50 anos de lutas, conquistas e de muita expectativa com o movimento de expansão e interiorização do Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade. Nesse meio século de história, remetemo-nos a 14 de dezembro de 1960, data da aprovação da Lei nº 3.834-C, que promoveu a criação da primeira Universidade Pública do Interior do País. A UFSM, por meio do Programa de Expansão e Interiorização do Ensino Superior Público Brasileiro, conseguiu criar novos cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância, aumentando o número de vagas para discentes e docentes. Conheça os Programas: Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: 1.2. Política de Educação a Distância do Ministério da Educação: programas, ações e legislação A Secretaria de Educação a Distância (SEED),vinculada ao Ministério da Educação, promove pesquisa, desenvolvimento e incorporação das tecnologias de informação e comunicação aos métodos didático-pedagógicos para inovação tecnológica nos processos de ensino-aprendizagem . Veja Programas e Ações, Legislação, Publicações e Destaques na SEED/MEC. Em termos de políticas públicas para avanço da educação superior a distância no Brasil, um marco foi a publicação do Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O Art.1o do Decreto 5.622 caracteriza “a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos” Os Referenciais de Qualidade para o Ensino Superior a Distância, publicados pela SEED, estão no escopo do ordenamento legal vigente, complementando as determinações específicas da LDB, do Decreto 5.622, do Decreto 5.773, de junho de 2006, e das Portarias Normativas 1 e 2, de 11 de janeiro de 2007. Juntos, eles são um referencial norteador para as instituições, com definição de princípios, diretrizes e critérios para garantir a qualidade dos cursos superiores a distância. Segundo os Referenciais de Qualidade, as seguintes dimensões devem estar integralmente expressas no Projeto Político Pedagógico de um curso na modalidade a distância:
Os Referenciais de Qualidade estão disponíveis aqui, onde se pode ler mais sobre as diretrizes que devem orientar as ações em cursos na modalidade a distância. Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: 1.3. Sistema UAB A Universidade Aberta é uma instituição educacional com uma política acadêmica de portas abertas, ou seja, sem requisitos de entrada. O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". CONTEÚDO RELACIONADO Gerenciada pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a UAB se constitui numa parceria entre consórcios públicos nos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), em especial entre as universidades públicas e demais organizações comunitárias interessadas em ofertar cursos. Nos municípios que desejam participar desse sistema, são montados Polos de Apoio Presencial (PAP), que possuem salas para atividade presencial, laboratórios multiuso de informática, biblioteca, tutores presenciais e coordenadores de polos, entre outros recursos. Devido às exigências da legislação brasileira do ensino superior, a UAB ainda não é - rigorosamente - uma universidade aberta, pois existem requisitos e exames de ingresso obrigatórios (vestibular) para os seus cursos. A UAB tem como meta principal a formação de professores por meio da modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, com destaque para a mediação inovadora das tecnologias de informação e comunicação para Internet. Na prática, isso é concretizado por meio da tecnologia educacional livre Moodle (ambiente virtual de ensino-aprendizagem, funcionando na Internet). Assista abaixo um vídeo demonstrativo do Moodle: Aqui destacamos o Moodle da UAB/UFSM. Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: 1.4. Formação Inicial e Continuada de Professores: perspectivas e possibilidades Ingressar em uma universidade pública de qualidade reconhecida como a UFSM, em qualquer modalidade educacional, é o sonho de muitos estudantes. Fazer com que permaneçam estudando nela é nossa tarefa educadora! No âmbito da formação inicial (licenciatura) e continuada (especialização, mestrado e doutorado) de professores para a educação básica, a UFSM vem cumprindo essa tarefa com excelência. No âmbito da formação continuada de professores do ensino superior, essa tarefa vem sendo realizada nos cursos de capacitação promovidos pela UAB/UFSM desde 2006. Novas perspectivas de gestão estratégica estão sendo estudadas, para implementar inovações e mudanças na trajetória da UFSM durante o período de 2010-2013. Dentre as principais, destacamos a “integração e a convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES), federais e estaduais, integrantes do Sistema UAB, por meio do fomento ao uso de tecnologias de comunicação e informação no universo educacional dos cursos de graduação presenciais” (edital 15 da CAPES/UAB). Para isso, assumimos como meta formativa a fluência tecnológica no Moodle, mediador-chave das atividades educacionais a distância. Atualmente a UFSM dispõe de recursos humanos e tecnológicos para promover o ensino superior público na modalidade a distância com qualidade. Atuamos na perspectiva da educação como prática da liberdade, com o intuito de que nos tornemos cada vez mais humanos, solidários, autônomos e colaborativos com todos. Fique com a certeza de que exercemos com seriedade nossa tarefa em promover ensino, pesquisa e extensão, indissociáveis (Constituição Federal do Brasil, artigo 207), exercitando a cidadania para desenvolver a sociedade democrática. Que este curso seja o primeiro passo para futuras conquistas no escopo das tecnologias educacionais livres! Seja bem-vindo à UAB/UFSM. UFSM 50 anos: Orgulhe-se! Você faz parte desta história. Professores Doutores Felipe Martins Müller e Dalvan José Reinert Professor Doutor Andre Zanki Cordenonsi Professora Doutora Elena Maria Mallmann |