MODULO 3 – Configurando e atribuindo notas as atividades

Links para o conteúdo:


1. Introdução

Neste módulo iremos aprender:
  • Como definir o critério de nota de uma atividade
  • Como atribuir atividades a categorias
  • Como atribuir notas as atividades dos alunos
  • Como configurar o relatório de notas
Mas para isso, iniciaremos relembrando o problema apresentado no módulo 2, o qual nos servirá de base para atingir os objetivos deste módulo.

A professora X organizou sua disciplina e determinou que realizará 3 trabalhos e 2 provas, e que a partir destes determinará a NOTA PARCIAL. Os trabalhos comporão junto com uma das provas a NOTA 1 e que a prova 2 determinará a NOTA 2.
A NOTA 1 resultará das notas dos trabalhos que terão peso de 50% e da prova 1 com
peso de 50%. Os trabalhos por sua vez serão avaliados da seguinte forma:
trabalho 1 – peso 20%
trabalho 2 – peso 40%
trabalho 3 – peso 40%
Desta forma a NOTA FINAL resultará do seguinte calculo:
(a) NOTA FINAL=(NOTA PARCIAL+AVALIAÇÃO FINAL)/2
(b) NOTA PARCIAL=NOTA1+NOTA2/2
(c) TRABALHOS=(T1*20% +T2*40% +T3*40%)
(d) NOTA 1 = (TRABALHOS*50%) + (PROVA1*50%)
(e) NOTA 2 = PROVA2
PROBLEMA 1: Problema base do estudo

Lembremos que organizamos nossas notas em categorias as quais receberam uma nota máxima e um peso, como mostrado na Figura 1. O nosso próximo passo é criar as atividades e associá-las as categorias. Na Figura 1, os retângulos pontilhados correspondem às atividades.

notas
Figura 1: Problema 1 - Hierarquia de Categorias e suas atividades pesos e NM


2. Como definir o critério de nota de uma atividade

Ao criar uma atividade educacional, esta conforme o tipo escolhido lhe permitira ou não definir um critério de nota para a mesma. Estes critérios serão o de não receber nota, nota máxima (entre 0 e 100), ou escolher uma das escalas pré definidas.
Vejamos por exemplo a criação de uma atividade educacional fazendo uso da atividade Tarefa, Figura 2.

notas
Figura 2: Acrescentar atividade – Atividade offline

Toda ferramenta de atividade educacional que suporte a avaliação por nota apresentará um campo nota onde poderemos definir o valor da nota máxima ou uma escala. Veja a Figura 3, que corresponde a interface de criação de atividades do tipo tarefa.

notas
Figura 3: Editar tarefa - destaque ao campo nota

Você deve estar se perguntando, se o campo nota me permite escolher entre não atribuir nota, atribuir uma nota máxima ou selecionar uma escala, onde faço a escolha do uso de Letras (Conceitos). Bem, isso será mostrado posteriormente, pois está relacionado a formatação do relatório de notas do moodle e a configuração da visualização da categoria.

2.1. Como avaliar uma atividade educacional que não dá suporte a notas?


Algumas atividade educacionais no Moodle não dão suporte a notas, como é o caso das atividades chat, wiki, entre outras. Nesta situação, o que deve ser feito é criar uma atividade do tipo tarefa offline, com o mesmo nome da tarefa que não suporta notas. Posteriormente usaremos essa para associar a uma categoria de nota.

2.2. Criando as atividades do nosso problema


Tendo como referencia os dados da Figura 1, vemos que a nota máxima dos trabalhos é diferente de 100. Neste caso ao selecionar o campo nota, Figura 3, escolha a nota que corresponda a nota máxima referenciada pelo trabalho da Figura 1.
Dessa forma quando atribuir nota a atividade realizada pelo aluno, esta se restringirá automaticamente a essa nota máxima.


3. Como atribuir atividades a categorias


A atribuição de atividades a categorias pode ser feita de duas formas:
  1. durante a criação ou edição de uma atividade
  2. na configuração de categorias de notas

Forma 1

Durante a criação ou edição de uma atividade, conforme mostra a Figura 4, no campo notas da categoria você pode escolher entre as categorias que você tenha criado anteriormente. Todas as atividades educacionais do moodle apresentam esse campo, porem este só terá função se a atividade suportar nota, ou seja, tiver o campo nota, para definir o critério de avaliação.


notas
Figura 4: Criar/ Editar atividade offline

Forma 2

Durante a configuração de categorias de notas, através da interface de Visão simples ou Visão completa do item Categorias e Itens do menu notas, conforme mostra a Figura 5, você deve marcar o campo selecionar relativo às atividades que deseja mover de categoria e após isso, o campo mover itens selecionados para , será habilitado e você poderá selecionar a categoria de destino.

notas
Figura 5: Notas / Categorias e Itens /Visão simples – mover atividades e categoria



4. Como atribuir notas as atividades dos alunos


A atribuição de notas, às atividades realizadas pelos alunos pode ser feita de 2 formas:
  1. através da interface de atribuição rápida de notas da atividade (Figura 6), que pode ser acessada de duas formas:
    1. clicando na atividade e no link ver todas as notas de curso (Figura 8);
    2. na visualização do relatório de notas, clicando no nome da atividade (Figura 9).
  2. através do botão ativar edição no relatório de notas (Figura 10 e figura 11)

FORMA 1

A primeira forma de atribuição de notas é através da interface de atribuição rápida de notas de atividade (Figura 6), que permite atribuir notas aos alunos de uma turma e fazer um breve comentário sobre a avaliação. Se esta interface for utilizada, recomenda-se atribuir notas aos poucos e ir salvando, pois devido a mecânica da Internet poderá haver a perda dos dados digitados e não salvos se o tempo para sua atribuição for muito grande.
Alternativamente, podemos fazer a avaliação individual dos alunos clicando no link Nota ou Atualizar na interface de atribuição rápida de notas (figura 8), na linha do nome do aluno. Ao clicar nesse link você verá a interface de atribuição de notas individual mostrado pela figura 7, nessa interface vemos o nome do último avaliador, podemos atribuir nota, comentar a avaliação feita, bem como ter acesso aos arquivos anexos da atividade.

notas
Figura 6: Interface rápida de atribuição de notas a atividade

Para termos acesso a interface da Figura 6 uma das alternativas é localizar a atividade na programação e clicar nela, isto nos levará a interface mostrada na Figura 8, onde poderemos visualizar no canto superior direito o link Ver X tarefas enviadas, e clicando nele você verá a interface da Figura 6.
Outra opção é clicar no nome da atividade no Relatório de Notas, como mostrado na Figura 9, essa ação o levará a interface da Figura 6.

notas
Figura 7: interface de atribuição de nota a atividade

notas
Figura 8: Programação / atividade

notas
Figura 9: Relatório de notas - Links as atividades


FORMA 2

A segunda forma de atribuição de notas é através do relatório de Notas, acessivel atraves do menu notas, item Ver, porem desta vez será necessário clicar no botão Ativar Edição, localizado no canto superior direito, como pode ser visto na Figura 10. Ao fazê-lo você terá acesso a interface de edição de notas, mostrada pela Figura 11, onde poderá atribuir notas, porem não poderá fazer comentários. Nessa interface as atividades estão organizadas pelas categorias, dessa forma, se você clicar no ícone “-“, destacado com um círculo verde na Figura 11, que se encontra ao lado de cada categoria, você poderá esconder o conteúdo dessa categoria, o que deixará a interface menos poluída de informação, no lugar dos conteúdos da categoria será mostrado somente o total da categoria.

notas
Figura 10: Relatório de notas – botão ativar edição

notas
Figura 11: Relatório de notas – edição de notas

Se desejar comentar a nota atribuída você poderá clicar no ícone de uma mão com lapiz, destacado com um circulo vermelho na Figura 11, que se encontra ao lado do campo nota de cada atividade, ao fazê-lo você terá acesso a interface mostrada na Figura 12, nesta interface devemos observar o campo de seleção sobreposto, se ele for marcado, não será possível atribuir notas ou comentar a avaliação através da primeira forma mostrada.

notas
Figura 12: Editar nota - Edição de nota e comentário




5. Como Configurar o relatório de notas


No módulo 2 aprendemos a criar escalas e Letras, porem ao atribuir notas as atividades a opção do uso de Letras não existe. Isso ocorre porque a letra está associada a uma nota numérica, logo a Letra será mostrada se você configurar o relatório de notas.
Para personalizar a apresentação do relatório de notas usamos a interface Configurações do Curso, Figura 14 e a interface Preferências do relatório de notas, Figura 15.Temos acesso a essas interfaces através do menu notas, nas categorias Configurações e Minhas Preferências, destacadas na Figura 13.

notas
Figura 13: Administração/ Configurações e Minhas Preferencias

Na interface configurações do Curso, Figura 14, daremos destaque a caixa de nome Configurações do item de notas, onde poderemos definir como as notas atribuídas serão mostradas, se como um número Real ou uma Letra, ou ambas.
As outras opções caberá a você explorar e ver os resultados.

notas
Figura 14: Configurações/ Curso

Na interface Preferências do relatório de Notas, figura 15, você personalizará a aparência do relatório de notas. Explore as opções.

notas
Figura 15: Minhas Preferências/ Relatório de Notas


Última atualização: segunda, 12 nov 2012, 14:31