MÓDULO 1 Processo Avaliativo na UFSM: Presencial e a Distância Links ao conteúdo: Módulo 1 1.1. Introdução: Avaliação do processo Ensino-Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é um processo intrínseco ao ato de ensinar em todas modalidades educativas. Portanto, é conveniente explicitar os critérios no Plano de Ensino de cada disciplina (Veja exemplo de Plano de Ensino nas páginas 25 a 27). Atualmente temos produções significativas sobre a implementação de um processo avaliativo que leve o estudante ao desenvolvimento psíquico-intelectual. A avaliação formativa é a “vertente” mais defendida na atualidade por estar alicerçada na premissa que o estudante aprende ao longo do processo, reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa (RODRIGUES, 2008). Portanto, o planejamento de atividades de estudo avaliativas, ao longo do tempo didático, torna-se fundamental no processo educacional tanto presencial, quanto a distância. Mediar o planejamento e realização das atividades avaliativas pelas ferramentas de informação e comunicação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem permitem, além das potencialidades hipermidiaticas relacionadas aos Recurso Educacionais, também a possibilidade de monitoramento por parte do professor e acompanhamento de seu desempenho, por parte do estudante. Neste sentido, a avaliação formativa passa ser uma possibilidade concreta de proporcionar ao estudante uma oportunidade de construir seu conhecimento de forma segura. Para Rodrigues (2008): Do ponto de vista cognitivo, a avaliação formativa centra-se em compreender o funcionamento da construção do conhecimento. A informação procurada na avaliação se refere às representações mentais do aluno e às estratégias utilizadas, para chegar a um determinado resultado. Os erros são objetos de estudo, pois revelam a natureza das representações ou estratégias elaboradas pelo estudante” (TEXTO ONLINE). Ao mediarmos nossas aulas pelo Moodle, dispomos de uma diversidade de ferramentas de Atividades que podem ser utilizadas para avaliar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, torna-se possível implementar um processo avaliativo contínuo, possibilitando um acompanhando do desenvolvimento do estudante durante todo o percurso. Ao mesmo tempo, possibilitamos que o estudante, também tenha conhecimento de sua trajetória de aprendizagem. A diversificação dos instrumentos avaliativos proporciona dados reais dos conhecimentos que vão sendo construídos, além das estratégias utilizadas, pelos estudantes, para aprender. Assim como, verificar a disposição destes para continuar aprendendo. Portanto, transitar com fluência pelas ferramentas de Atividades do Moodle torna-se essencial para implementar uma avaliação formativa e contínua com nossos estudantes, ao longo de uma disciplina. Pois, além de planejar atividades avaliativas, precisa-se avaliá-las segundo os critérios disponibilizados no Plano de Ensino para que o estudante tenha a real situação de seu processo de aprendizagem. A UFSM disponibiliza os critérios para o processo avaliativo. Para modalidade presencial está descrito na Guia do Estudante, já para a modalidade a distância é determinado pelo DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. Módulo 1 1.2. Avaliação do Ensino na UFSM - Modalidade Presencial Os cursos de graduação da modalidade presencial da UFSM dispõe de critérios para avaliação da aprendizagem, ou avaliação dos conhecimentos, conforme descritos no Guia do Estudante. A avaliação dos estudantes é composta por: a) Avaliação Parcial e b) Avaliação Final. A Avaliação Parcial é realizada durante os períodos letivos, num total de duas (02) avaliações parciais, em períodos estabelecidos pelo Calendário Escolar e poderá ser composta de tantas verificações quantas forem necessárias, assim como poderão ter pesos iguais ou diferenciados, a critério do professor (Guia do Estudante, p.22). Ou seja, independentemente do número de Atividades Avaliativas, ao final do semestre o professor deverá dispor de duas (02) notas que comporá a Média Final. Por exemplo:: Avaliação Parcial média aritmética: ( A1+ A2+ A3)/3 x ( A4+ A5)/2 = Nota1+Nota2 Avaliação Parcial média ponderada: Na Pós-Graduação, os critérios para expressar as avaliações da aprendizagem é determinada pelo "Regimento Interno de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UFSM/2008". A Seção IV trada da Frequência e Avaliação e, em seu Art. 52 temos: "O aproveitamento em cada disciplina será avaliado pelo professor responsável em razão do desempenho relativo do aluno em provas, seminários, trabalhos individuais ou coletivos, e outros, sendo atribuído um dos seguintes conceitos": I – A (10,0 a 9,1); II – A- (9,0 a 8,1); III – B (8,0 a 7,1); IV – B- (7,0 a 6,1); V – C (6,0 a 5,1); VI – C- (5,0 a 4,1); VII – D (4,0 a 3,1); VIII – D- (3,0 a 2,1); IX – E (2,0 a 1,1); X – E- (1,0 a 0,0). Além disso, segundo § 1o "Às disciplinas que não forem computados os conceitos acima, serão atribuídas as seguintes situações": I – AP (Aprovado); II – NA (Não-Aprovado); III – R Reprovado por Freqüência (com peso zero); e IV – I Situação Incompleta (situação “I”). Por fim, cabe destacar também os Artigos 53 e 54 referentes a reprovações: Art. 53. O aluno que obtiver conceito igual ou inferior a "C" em qualquer disciplina será reprovado. Art. 54. Será desligado do programa o aluno que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina. (UFSM, 2008) Módulo 1 1.3. Avaliação do Ensino na UFSM - Modalidade a Distância A avaliação da aprendizagem dos cursos ofertados na Modalidade a Distância diferem do presencial, mesmo que este seja ofertado nas duas modalidades. A Educação a Distância tem os critérios para verificação da aprendizagem normatizados pela Capes no Decreto 5.622/95, citado anteriormente (DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005). Segundo o referido Decreto temo:
Art 1 º § 1o A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para: I- avaliações de estudantes; II- estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente; III- defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e IV- atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso. Art. 4o A avaliação do desempenho do estudante para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas ou certificados dar-se-á no processo, mediante: I- cumprimento das atividades programadas; e II- realização de exames presenciais. §1o Os exames citados no inciso II serão elaborados pela própria instituição de ensino credenciada, segundo procedimentos e critérios definidos no projeto pedagógico do curso ou programa. § 2o Os resultados dos exames citados no inciso II deverão prevalecer sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância. Art.10 §2o As atividades presenciais obrigatórias, compreendendo avaliação, estágios, defesa de trabalhos ou prática em laboratório, conforme o art. 1o, § 1o, serão realizados na sede da instituição ou nos polos de apoio presencial, devidamente credenciados. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007). (Todos os destaques em negrito, nossos)
Portanto, a avaliação da aprendizagem na modalidade a distância deverá ser calculada pela média ponderada para compor as duas notas da Média Final exigidas pela UFSM na Avaliação Parcial. Assim, podemos calculá-las da seguinte maneira: Nota 1 = Atividades a Distância, equivalente a 40% Nota 2 = Atividades Presenciais, equivalente a 60% As atividades a distância podem ser tantas quanto o professor definir. Por outro lado, é necessário realizar pelo uma Atividade Avaliativa Presencial. A Avaliação Final (exame) deverá ser uma Atividade obrigatoriamente Presencial e o cálculo da Média Final, neste caso, realiza-se da mesma maneira da modalidade presencial. Ou seja, soma-se a nota do exame com a média obtida entre Nota 1 + Nota 2. Módulo 1 |