MÓDULO 1

Processo Avaliativo na UFSM: Presencial e a Distância

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Módulo 1


1.1. Introdução: Avaliação do processo Ensino-Aprendizagem

A avaliação da aprendizagem é um processo intrínseco ao ato de ensinar em todas modalidades educativas. Portanto, é conveniente explicitar os critérios no Plano de Ensino de cada disciplina (Veja exemplo de Plano de Ensino nas páginas 25 a 27). Atualmente temos produções significativas sobre a implementação de um processo avaliativo que leve o estudante ao desenvolvimento psíquico-intelectual. A avaliação formativa é a “vertente” mais defendida na atualidade por estar alicerçada na premissa que o estudante aprende ao longo do processo, reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa (RODRIGUES, 2008). Portanto, o planejamento de atividades de estudo avaliativas, ao longo do tempo didático, torna-se fundamental no processo educacional tanto presencial, quanto a distância. Mediar o planejamento e realização das atividades avaliativas pelas ferramentas de informação e comunicação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem permitem, além das potencialidades hipermidiaticas relacionadas aos Recurso Educacionais, também a possibilidade de monitoramento por parte do professor e acompanhamento de seu desempenho, por parte do estudante.

Neste sentido, a avaliação formativa passa ser uma possibilidade concreta de proporcionar ao estudante uma oportunidade de construir seu conhecimento de forma segura. Para Rodrigues (2008):

Do ponto de vista cognitivo, a avaliação formativa centra-se em compreender o funcionamento da construção do conhecimento. A informação procurada na avaliação se refere às representações mentais do aluno e às estratégias utilizadas, para chegar a um determinado resultado. Os erros são objetos de estudo, pois revelam a natureza das representações ou estratégias elaboradas pelo estudante” (TEXTO ONLINE).

Ao mediarmos nossas aulas pelo Moodle, dispomos de uma diversidade de ferramentas de Atividades que podem ser utilizadas para avaliar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, torna-se possível implementar um processo avaliativo contínuo, possibilitando um acompanhando do desenvolvimento do estudante durante todo o percurso. Ao mesmo tempo, possibilitamos que o estudante, também tenha conhecimento de sua trajetória de aprendizagem. A diversificação dos instrumentos avaliativos proporciona dados reais dos conhecimentos que vão sendo construídos, além das estratégias utilizadas, pelos estudantes, para aprender. Assim como, verificar a disposição destes para continuar aprendendo.

Portanto, transitar com fluência pelas ferramentas de Atividades do Moodle torna-se essencial para implementar uma avaliação formativa e contínua com nossos estudantes, ao longo de uma disciplina. Pois, além de planejar atividades avaliativas, precisa-se avaliá-las segundo os critérios disponibilizados no Plano de Ensino para que o estudante tenha a real situação de seu processo de aprendizagem.

A UFSM disponibiliza os critérios para o processo avaliativo. Para modalidade presencial está descrito na Guia do Estudante, já para a modalidade a distância é determinado pelo DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005.

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1.2. Avaliação do Ensino na UFSM - Modalidade Presencial

Cursos de Graduação

Os cursos de graduação da modalidade presencial da UFSM dispõe de critérios para avaliação da aprendizagem, ou avaliação dos conhecimentos, conforme descritos no Guia do Estudante. A avaliação dos estudantes é composta por: a) Avaliação Parcial e b) Avaliação Final.

A Avaliação Parcial é realizada durante os períodos letivos, num total de duas (02) avaliações parciais, em períodos estabelecidos pelo Calendário Escolar e poderá ser composta de tantas verificações quantas forem necessárias, assim como poderão ter pesos iguais ou diferenciados, a critério do professor (Guia do Estudante, p.22). Ou seja, independentemente do número de Atividades Avaliativas, ao final do semestre o professor deverá dispor de duas (02) notas que comporá a Média Final. Por exemplo::

Avaliação Parcial média aritmética: ( A1+ A2+ A3)/3 x ( A4+ A5)/2 = Nota1+Nota2
/2

Avaliação Parcial média ponderada:

Cursos de Pós-Graduação

Na Pós-Graduação, os critérios para expressar as avaliações da aprendizagem é determinada pelo "Regimento Interno de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UFSM/2008". A Seção IV trada da Frequência e Avaliação e, em seu Art. 52 temos: "O aproveitamento em cada disciplina será avaliado pelo professor responsável em razão do desempenho relativo do aluno em provas, seminários, trabalhos individuais ou coletivos, e outros, sendo atribuído um dos seguintes conceitos":

I – A (10,0 a 9,1);

II – A- (9,0 a 8,1);

III – B (8,0 a 7,1);

IV – B- (7,0 a 6,1);

V – C (6,0 a 5,1);

VI – C- (5,0 a 4,1);

VII – D (4,0 a 3,1);

VIII – D- (3,0 a 2,1);

IX – E (2,0 a 1,1);

X – E- (1,0 a 0,0).

Além disso, segundo § 1o "Às disciplinas que não forem computados os conceitos acima, serão atribuídas as seguintes situações":

I – AP (Aprovado);

II – NA (Não-Aprovado);

III – R Reprovado por Freqüência (com peso zero); e

IV – I Situação Incompleta (situação “I”).

Por fim, cabe destacar também os Artigos 53 e 54 referentes a reprovações:

Art. 53. O aluno que obtiver conceito igual ou inferior a "C" em qualquer disciplina será reprovado.

Art. 54. Será desligado do programa o aluno que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina. (UFSM, 2008)


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1.3. Avaliação do Ensino na UFSM - Modalidade a Distância

A avaliação da aprendizagem dos cursos ofertados na Modalidade a Distância diferem do presencial, mesmo que este seja ofertado nas duas modalidades. A Educação a Distância tem os critérios para verificação da aprendizagem normatizados pela Capes no Decreto 5.622/95, citado anteriormente (DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005).

Segundo o referido Decreto temo:
Art 1 º
§ 1o A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para:

I- avaliações de estudantes;
II- estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente;
III- defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e
IV- atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.

Art. 4o
A avaliação do desempenho do estudante para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas ou certificados dar-se-á no processo, mediante:

I- cumprimento das atividades programadas; e
II- realização de exames presenciais.

§1o Os exames citados no inciso II serão elaborados pela própria instituição de ensino credenciada, segundo procedimentos e critérios definidos no projeto pedagógico do curso ou programa.

§ 2o Os resultados dos exames citados no inciso II deverão prevalecer sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância.

Art.10
§2o As atividades presenciais obrigatórias, compreendendo avaliação, estágios, defesa de trabalhos ou prática em laboratório, conforme o art. 1o, § 1o, serão realizados na sede da instituição ou nos polos de apoio presencial, devidamente credenciados. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007).
(Todos os destaques em negrito, nossos)

Portanto, a avaliação da aprendizagem na modalidade a distância deverá ser calculada pela média ponderada para compor as duas notas da Média Final exigidas pela UFSM na Avaliação Parcial. Assim, podemos calculá-las da seguinte maneira:
Nota 1 = Atividades a Distância, equivalente a 40%
Nota 2 = Atividades Presenciais, equivalente a 60%

As atividades a distância podem ser tantas quanto o professor definir. Por outro lado, é necessário realizar pelo uma Atividade Avaliativa Presencial.

A Avaliação Final (exame)
deverá ser uma Atividade obrigatoriamente Presencial e o cálculo da Média Final, neste caso, realiza-se da mesma maneira da modalidade presencial. Ou seja, soma-se a nota do exame com a média obtida entre Nota 1 + Nota 2.


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Última atualização: quarta, 15 mai 2013, 17:01