CAPACITAÇÃO NO AVEA MOODLE PARA DOCENTES

Professoras: Claudia Smaniotto Barin e Elena Maria Mallmann

Tutora: Daniele Schneider

O uso da tecnologia vem modificando comportamentos sociais, alterando também as formas de aprender e ensinar. O professor, tanto na modalidade presencial quanto a distância precisa alterar sua postura diante destes avanços tecnológicos.

As tecnologias apresentam novas possibilidades para o indivíduo vivenciar processos criativos, estabelecendo aproximações e associações inesperadas, juntando significados anteriormente desconexos, ampliando a capacidade de interlocução por meio das diferentes linguagens que tais recursos propiciam (MARTINSI, 2008). Neste contexto, o professor deve levar em conta o ritmo acelerado e a grande quantidade de informações que circulam no mundo hoje, trabalhando de maneira crítica com a tecnologia presente em nosso cotidiano (SAMPAIO e LEITE, 1999).

Diante da necessidade de serem diversificadas as possibilidades e formas de agir e aprender, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) - rádio, televisão, vídeo, computadores e todas as suas combinações - abrem oportunidades para a ação dos indivíduos e a diversificação e transformação nos ambientes de aprendizagem (MARTINSI, 2008). Entretanto, não basta apenas ter acesso a esses instrumentos, sobretudo, é preciso saber utilizá-los eficazmente, implicando em um planejamento antecipado, nesse sentido, o professor precisa ter em mente que recurso será mais apropriado utilizar; estabelecendo alguns critérios ou escolhas que viabilizem o uso desses recursos (ALMEIDA, 2005).
Inscrição: Em breve
Público: Geral