First Page

Não edite esta página. Para colaborar clique sobre os links abaixo e somente depois clique em editar:

1- Planejamento de Atividades de Estudo na elaboração de materiais didáticos de disciplinas para integração das tecnologias educacionais

As atividades de estudo possibilitam ao professor explorar as tecnologias educacionais a favor da aprendizagem dos estudantes. As atividades de estudo disponibilizadas pelos docentes devem estimular a aprendizagem por meio de um processo de interação denominada por Freire (1983) interação dialógico-problematizadora que leva a compreensão e reflexão dos estudantes.

2- Fluência Tecnológica como potencializadora de desenvolvimento profissional docente para integração das tecnologias e convergência entre as modalidades

Para que as atividades de estudo tenham efeito na compreensão e reflexão dos estudantes, os docentes precisam além do conhecimento de seus conteúdos disciplinares, ter também fluência tecnológica. Esta fluência tecnológica contribui não só para o desenvolvimento profissional docente, mas também, para a aprendizagem discente.

3- Integração das tecnologias educacionais e convergência entre as modalidades: relatos de casos na UFSM-Cesnors.

Certamente a maior interação entre as tecnologias educacionais podem contribuir com a convergência entre as modalidades a distância e presencial por meio do ambiente Virtual de aprendizagem na UFSM- Cesnors. Uma das possibilidades é a construção de um texto (único) de uma turma com o uso do wiki. Este texto construído pelos acadêmicos exigirá de cada estudante, leitura, compreensão, reflexão e contribuição do acadêmico de forma coerente e dentro do contexto do que foi abordado e direcionado pelo docente em sua aula presencial.