Esse curso de capacitação contribui para organizar as disciplinas em que atuo como professor.
O curso de capacitação contribui para integrar tecnologias educacionais e promover a convergência entre as modalidades na UFSM.
O Moodle potencializa o desenvolvimento de materiais didáticos hipermídia.
O Moodle possui ferramentas para elaboração de recursos com alto grau de interatividade.
Os enunciados das atividades de estudo devem se elaborados com referência aos recursos disponibilizados no Moodle.
Para ampliar o potencial hipermidiático no Moodle é fundamental inserir links nos recursos que remetem para as atividades de estudo e vice-versa.
O Moodle como apoio ao ensino presencial permite a integração das tecnologias educacionais na UFSM.
A infraestrutura disponível na UFSM é suficiente para promover a integração de tecnologias educacionais nos cursos presenciais e a distância.
Cursos de capacitação para professores-pesquisadores são fundamentais para indução e fomento da integração de tecnologias educacionais na UFSM.
O Moodle é uma tecnologia educacional que permite avançarmos no processo de convergência entre as modalidades na UFSM.
Materiais didáticos produzidos para educação a distância podem ser adaptados para a modalidade presencial e vice-versa.
Fluência pedagógica e tecnológica são princípios basilares da performance docente com tecnologias educacionais hipermidiáticas.
Fluência pedagógica e tecnológica é um processo contínuo de aperfeiçoamento da performance docente com recursos e atividades hipermídia resultando na integração de tecnologias hipermídia e convergência entre as modalidades na UFSM.
A Disciplina Exemplo é uma referência didático-metodológica para organizar os recursos e atividades nas disciplinas em que atuo
Com a "Disciplina Exemplo" compreendi que é possível disponibilizar atividades de estudo semanais para os estudantes associadas aos recursos de cada unidade ou subunidade da disciplina em que atuo.
O planejamento de Atividades de Estudo com ferramentas diversificadas, distribuídas ao longo do semestre, potencializa o desenvolvimento psíquico e intelectual do estudante.
A escolha do tipo de ferramenta de atividade para mediar o processo ensino-aprendizagem precisa estar relacionada aos objetivos e finalidades associadas aos recursos (conteúdo científico-tecnológico).